Clóvis Saldanha (PT) teve o diagnóstico confirmado pela Secretaria de Saúde do município, que tem a maior população indígena do País; já são nove os casos na cidade
O prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clovis Saldanha (PT), município distante de Manaus mil quilômetros por via fluvial, testou positivo na manhã deste sábado (2) para o novo coronavírus. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde do município, que informou que o prefeito está bem e despachando por telefone.
Clovis Miranda é indígena, tem 48 anos, e comanda o município que tem a maior população indígena do País. Conforme dados de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 76,9% da população local é composta por indígenas oriundos de 23 etnias do Rio Negro.
“De fato, nesta manhã do dia 02 de maio de 2020 o prefeito municipal testou positivo para COVID-19, porém a Vigilância Epidemiológica do Município, já iniciou as investigações para identificar os contatos e monitorar conforme orientações técnicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, Ministério da Saúde-MS e Fundação de Vigilância em Saúde – FVS, para evitar a disseminação da COVID-19”, esclarece um trecho da nota publicada na página da Secretaria de Saúde.
O município tem 45,5 mil habitantes e está localizado na fronteira com a Venezuela e a Colômbia, região conhecida como “Cabeça do Cachorro”. Como medida de prevenção para evitar mais registros da Covid-19, São Gabriel da Cachoeira interrompeu a partir de decretos do estado e do próprio município o transporte fluvial.
Segundo o boletim divulgado hoje pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), já são 51 municípios do interior que têm casos confirmados da Covid-19. São Gabriel da Cachoeira registrou 9, sem nenhuma vítima. Manacapuru lidera o ranking com 508 casos e 30 óbitos.
O Amazonas registrou mais 339 casos de Covid-19 neste sábado (02), totalizando 6.062 casos confirmados do novo coronavírus no estado.

Leia mais:
Comments 2