coluna VISÃO & FATOS
Se Deus quiser esta Pandemia vai passar. Os governos já começam a planejar e divulgar seus planos de retomada da econômica. Em Manaus, raros foram os dias onde o isolamento social chegou a 50%, ficando na casa dos 40% em especial nos últimos dias.
Nosso sistema de saúde já vinha há décadas em péssima situação. A Covid19 expôs as entranhas podres de gestores corruptos, sem equipamentos e materiais, tratando os colaboradores sem o menor respeito, gerando filas para consultas e cirurgias como se fosse possível paralisar as doenças nas pessoas até que elas pudessem ser atendidas.
A pandemia vai passar, e ficará como nunca o sentimento de apego das pessoas aos seus empregos, pois dias difíceis teremos na retomada das atividades econômicas, até que toda a cadeia produtiva volte ao seu curso. O trabalho traz dignidade, gera prosperidade, independência, liberta, aumenta nossa autoestima, não é por acaso que Roberto Campos, saudoso Ministro do Planejamento, não cansava de dizer que “o emprego é o maior programa social”.
Mas não basta só gerar empregos. É preciso pensar na enorme transformação do mundo digital, buscando em primeiro lugar, exigir que nossos governantes façam acontecer ações que nos levem a ter educação com qualidade, formando alunos não para ter nota boa nos IDEBs da vida, mas com foco no domínio dos assuntos da vida moderna: matemática avançada, robótica, automação, dentre várias outras matérias, capacitando o aluno, futuro trabalhador, a ocupar postos de trabalhos com piso salarial bem acima do Distrito Industrial de Manaus.
Quando a Covid19 for controlada a vida exigirá cada vez mais pessoas qualificadas e preparadas. Isso valerá para você e seus filhos. Nesse futuro incerto e exigente, será necessário escolher seus governantes através de pessoas que sejam capazes de proporcionar educação de qualidade, respeitar o coletivo e a vida, colocando o estado como servidor do cidadão, afinal, sem emprego, trabalho e produção, não tem solução.
Comments 3