Programada para acontecer na tarde desta segunda-feira (8), a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que também é chamada de CPI da Pandemia, vai ouvir o depoimento da ex-secretária-executiva adjunta de Saúde, Dayana Meija, porém de forma sigilosa, a portas fechadas, e sem que os deputados membros da CPI apresentassem alguma explicação para a reunião ser fechada e não transmitida ao vivo como as demais reuniões da Comissão.
À frente do cargo desde abril de 2019, Dayana foi substituída em abril deste ano pelo médico urologista Ítalo Cortez.
“A partir deste momento faremos encerramento da transmissão ao vivo, agradeço a todos que nos acompanharam. Da mesma forma, eu peço que os que estão aqui, fora a equipe já autorizada, se retire do local”, disse o presidente da CPI, deputado Delegado Péricles (PSL), sem apresentar qualquer justificativa.
Na ocasião, logo no início da transmissão ao vivo, os parlamentares também realizaram votação e aprovaram dois requerimentos. Um deles trata-se de solicitação à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) para que apresente um relatório com todos os processos de aquisição de medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante a pandemia do novo coronavírus.
O outro requerimento trata-se de solicitação de dois técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para auxiliar nos trabalhos da CPI, que já foram cedidos pela secretaria, sendo eles a enfermeira Alexandra Amaral Barbosa e o advogado Heleno Costa da Rocha Quinto, que já estavam presentes na reunião desta segunda.
Porém, o nome do advogado ainda deverá ser analisado, já que ele assina alguns dos documentos que a CPI vai investigar. “Esse questionamento é por conta de nós analisarmos vários documentos e esses documentos, por ventura, podem ter assinatura da senhora ou do senhor. Eu vou analisar com a equipe técnica e demais titulares”, disse Delegado Péricles.
A CPI da Saúde é composta pelos deputados Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos), Dr. Gomes (PSC), Delegado Péricles (PSL) e Fausto Júnior (PRTB), sendo os dois últimos presidente e relator, respectivamente.
Curta a página do Portal dos Fatos e fique por dentro das principais notícias.
Comments 2