Investigação do MP-AM apura suposta compra superfaturada para rede pública na pandemia no Amazonas.
O Ministério Público do Amazonas deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Apneia, para investigar a compra de ventiladores respiratórios sem dispensa de licitação pela Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM). Empresários e ex-secretários de Saúde são alvos.
De acordo com o órgão, policiais civis devem ser cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos da operação, estão residências particulares e a sede da Secretaria de Saúde do Amazonas.
“Os elementos de prova colhidos, até o presente momento, apontam que a contratação, acima referida, foi direcionada para que determinada empresa fosse escolhida para fornecer equipamentos médicos para a SUSAM, fornecimento esse que apresenta fortes evidências de superfaturamento”, diz o Ministério Público.
Ainda segundo o Ministério, o material apreendido pertence a empresários e servidores públicos da Susam e ex-secretários de Estado.
Durante a manhã, as equipes estiveram na sede da Susam, na residência de um empresário e na empresa que forneceu os respiradores. Por conta da operação, servidores da Secretaria de Saúde só foram liberados para trabalhar por volta das 10h.
Os crimes sob investigação são os delitos de inobservância de formalidades essenciais para a dispensa de licitação e associação criminosa.
Veja o Video:
Siga o PORTAL DOS FATOS no Facebook, Youtube , Instagram e entre no nosso Grupo de WhatApp para fica por dentro das informações com verdade, não aceitamos apoio de órgãos governamentais.
Leia mais:
Comments 8