Parentes reclamam que não conseguem informação sobre pacientes no Hospital 28 de Agosto. Estado enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais.
A família de Felipe Costa Cecílio, de 26 anos, aguarda por notícias do jovem em frente ao Hospital 28 de Agosto desde o início da noite desta quarta-feira (20). O rapaz deu entrada no hospital com falta de ar e suspeita de Covid-19. A irmã dele, a dona de casa Cristiane Costa, de 37 anos, contou que teve que comprar um cilindro de oxigênio, de R$ 600, para que ele pudesse ficar internado no local.
O Amazonas tem mais de 238 mil casos e 6,5 mil mortes por Covid-19. A capital enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais: a demanda pelo produto cresceu após o recorde de internações. Na terça-feira, Manaus recebeu caminhões com oxigênio doado pelo governo da Venezuela para tentar aliviar a crise.
Além do oxigênio, os familiares tiveram que pagar um exame de tomografia, um dia antes, no valor de R$ 280, pois não conseguiram fazer o procedimento em unidades da rede pública.
O jovem começou a passar mal no fim da tarde desta quarta-feira (20) com falta de ar e a saturação baixa de oxigênio. Ele já tem um problema renal. A família ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas segundo a irmã dele havia 26 pessoas na fila de espera para a ambulância. O rapaz foi levado pelos familiares até o hospital em um carro de motorista por aplicativo.
Ao chegar no local, a família teve a informação de que o rapaz não podia ser atendido por falta de leito e oxigênio.
“Falei com a enfermeira para tentar colocar ele dentro do hospital, pois não tínhamos condições de ficar andando com ele para cima e para baixo. Conseguimos o oxigênio para ele por conta própria, para ele ficar recebendo, pois nem oxigênio tem no hospital. Isso é uma mentira, dizer que já tem oxigênio. Não tem. Está em falta. Quem tiver seu dinheiro, que compre. Porque quem não tiver, fica aí passando mal”, disse.
Segundo a dona de casa, a família não teve mais notícias do irmão. Ela disse querer um posicionamento pelo menos para saber se o rapaz testou positivo, ou não, para Covid-19.
“Ele tem problema renal. Era para ele estar recebendo medicações. Eu estou indignada com isso. O hospital não me fala nada, não me falam nem o leito em que ele está. Estamos correndo contra o tempo para salvar a vida dele”, contou.
Comments 4