Decisão foi publicada ontem sexta-feira (19), após um pedido dos Ministérios Público Federal, de Contas e Estadual e das Defensorias da União e do Estado.
A Justiça Federal do Amazonas determinou que a Prefeitura de Manaus imunize idosos que estão internados em hospitais da capital em condições de tomar a vacina contra a Covid-19. A decisão foi publicada nessa sexta-feira (19), após pedido dos Ministérios Público Federal, de Contas e Estadual e das Defensorias da União e do Estado.
A Prefeitura informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão.
No documento, a juíza Jaiza Fraxe explica que há diversos idosos, em instituições hospitalares públicas e privadas, em condições de serem vacinados, porém sem acesso ao imunizante contra o coronavírus.
Diante disso, a magistrada determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realize o cadastro e providencie a vacinação daqueles que estão internados e aptos para receber o imunizante.
O órgão tem até a quinta-feira (25) para anexar no processo a comprovação do cumprimento da decisão judicial.
A Prefeitura de Manaus começou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro. Atualmente, profissionais de saúde, idosos, pessoas idosas em instituições de longa permanência e indígenas aldeados estão sendo vacinados. A vacinação está disponível em sete pontos da capital.
A vacinação no Amazonas começou no dia 18 de janeiro. A primeira pessoa a ser vacinada foi a indígena e técnica de enfermagem Wanda Ortega. No dia seguinte, a imunização começou em Manaus e em outros municípios do estado. No início, a campanha foi cercada de polêmicas, envolvendo profissionais da saúde, que foram acusados de não estarem na linha de frente da pandemia e furarem a fila da imunização. A Justiça investiga o caso.
Leia mais:
Comments 3