Um apelo pela continuidade da Casa São Vicente de Paula, pedidos de emendas para abrigo temporário de idosos, Casa de Passagem e de novas audiências públicas para debater questões específicas. Foram alguns dos destaques da Audiência Pública, realizada pelo vereador Ivo Neto (Patriota), presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (Comdcai/CMM), na manhã desta sexta-feira (1), em alusão ao Dia Internacional do Idoso.
“Hoje é um dia para refletir sobre a assistência, integração e participação dos mais velhos na sociedade, de forma ativa e saudável, afinal, cuidar do idoso é cuidar da nossa história”, afirmou Ivo Neto.
A conselheira do Idoso e representante do Fórum do Idoso, Vera Lúcia Souza, parabenizou o evento, que segundo ela, traz confiança de que as questões do idoso passam pela Casa Legislativa. “Peço que esta Casa debata alguns projetos, como o que quer englobar velhice como doença, e velhice não é doença”., afirmou ela.
O representante da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas informou que a instituição, com 122 idosos atualmente, está finalizando obras de um pavilhão com capacidade de atender 25 idosos, frutos de emendas dos vereadores, e pediu novas emendas. “Estamos pleiteando novas emendas para construção de uma área para abrigar idosos em trânsito. De janeiro a junho, foram 3.568 ocorrências de violência contra idoso, sendo as mais frequentes: maus-tratos, risco à saúde e extorsão. Também trabalhamos para prevenir esses maus-tratos e o abrigamento, já que o objetivo da política do idoso é manter o idoso na família”, destacou ela.
Já João Romão Rodrigues, diretor-Presidente da Casa de Abrigo São Vicente de Paula, aproveitou o momento para fazer um apelo pela continuidade da casa, que existe em Manaus há 42 anos e abriga hoje 22 idosos. A instituição recebeu um ultimato do Ministério Público para que adeque as instalações com a execução de um Projeto de Segurança. Emocionado, o presidente informou que estão passando por dificuldades.
“Nos dói pensar que um trabalho feito com tanto amor possa vir a terminar. Fazemos o melhor pelos nossos moradores. De 2016 pra cá, já atendemos mais de 100 idosos. Faço um pedido de coração e alma: nos ajude a manter a casa e manter a nossa família unida. É mais que o pedido de um gestor, mas de um chefe de família”, finalizou ele.
O vereador Capitão Carpê (Republicanos) se pronunciou dizendo que visitou o local no mês passado e está juntando assinaturas dos 41 vereadores para que possam resolver o problema. “Esta Casa não vai se omitir e permitir que a Casa do Idoso São Vicente de Paula feche as portas. Se os 41 vereadores assinarem, cada um doar R $10 mil reais de emendas parlamentares, conseguiremos atingir mais de 90% desse valor necessitado. E essas pessoas não vão precisar sair mais uma vez de seu lar”, destacou o parlamentar.
Ivo Neto se colocou à disposição para contribuir. “Contem comigo, já me coloco à disposição. Aquilo que vem para beneficiar o povo, estarei sempre aberto para contribuir. Que São Vicente de Paula conte com nosso empenho e esse trabalho com a graça de Deus vai continuar”, assegurou ele.
A delegada da Pessoa Idosa, Andrea Nascimento, parabenizou o vereador Ivo Neto por abraçar a causa. “Ivo é extremamente sensível e humano. Foi o primeiro vereador a nos visitar na delegacia e senti no olhar dele o comprometimento e, a partir daí, o vejo sempre falando sobre a causa. Estou na delegacia desde 2019, é a primeira audiência que participo. Homenagens são importantes, mas em audiência é quando temos voz”, destacou a delegada.
Andrea informou que o aumento alarmante de denúncias durante a pandemia, de mais de 200%, pressionou o trabalho da equipe, que tem número reduzido.
Ampliação do prédio, criação da Casa de Passagem, psiquiatra para fortalecer a rede de apoio, penas mais graves e até uma vara especializada no Tribunal de Justiça do Amazonas. “São muitas mudanças necessárias: Precisamos de ampliação do prédio da delegacia, de reforço na equipe, além da Casa de Passagem, um abrigo temporário. Hoje não temos para onde levar esses idosos de forma emergencial. É necessário este local para acolher, em muitos casos, não é só o idoso vulnerável, mas a família inteira é”, assegurou a delegada.
“Fiz a indicação de uma Casa de Passagem ao prefeito de Manaus, David Almeida, e tenho certeza de que, em breve, teremos esta casa”, finalizou Ivo Neto.
Comments 2