A saúde e a educação foram às principais demandas relatadas por moradores de Manaus e do interior durante as visitas e reuniões do candidato a deputado estadual pelo Amazonas, o empresário Cearazin Semisera (PROS). Entre as suas propostas de campanha, Cearazin quer propor mais incentivos para essas duas áreas, ao destinar emendas e cobrar do poder executivo estadual a construção de mais hospitais e escolas de tempo integral.
Na saúde, Cearazin Semisera constatou de perto a necessidade de mais hospitais e unidades para o atendimento da população. Foram diversos pedidos para a atenção a saúde em conversa com moradores de bairros da zona Norte, Leste e Sul, além de municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
“Em cada bairro que fomos ouvimos muito que os moradores precisam de mais SPA’s e UPA’s. Muitos relataram que possuem parentes doentes e acabam tendo que se deslocar para bairros muito distantes porque nas proximidades não existem postos ou até médicos para seus familiares receberem tratamento digno. Quando visitamos o interior a situação é ainda pior. Temos muitos municípios que não possuem unidades de saúde e os doentes precisam vir para Manaus ou para municípios vizinhos. Isso não está certo, o nosso povo precisa de saúde, precisa de médicos e remédios. É essa luta que vou ter quando chegar na Assembleia Legislativa, quero destinar emendas para melhorar a saúde do Amazonas e cobrar o governo para que olhe para esses bairros e pro interior”, afirmou Cearazin.
Além da criação de mais hospitais, Cearazin tem como proposta para a saúde a criação de um Projeto de Lei para a criação e investimento em programas de acolhimento e tratamento na área de saúde mental, com foco na população de vulnerabilidade social do Estado do Amazonas. Segundo o candidato, a saúde mental é um mal que vem atingindo o nosso século e precisa de mais atenção do poder público.
*Educação como foco no desenvolvimento das crianças*
Na área da educação, Cearazin Semisera pretende propor a criação de cursos preparatórios de pré-vestibular e para concursos públicos voltados para alunos da rede pública do Amazonas. “Acredito que todos os nossos jovens devem ter a mesma oportunidade e preparo. Cursinhos para preparar o aluno no ensino médio para conseguirem suas vagas na UFAM e UEA. Estamos vendo também que os concursos públicos estão voltando com força total e com muitas vagas para quem tem o ensino médio completo, que podem ser ocupadas por aqueles que estão saindo das escolas públicas ou que se formaram nos últimos dois ou três anos”, declarou Cearazin.
Outra demanda que alertou o candidato durante suas conversas com moradores de diversas zonas de Manaus e também do interior são sobre mais escolas de tempo integral, para que os pais possam deixar seus filhos em segurança.
“Ouvi bastante das mães e pais do nosso estado sobre a dificuldade de encontrar vagas em escolas de tempo integral, porque não temos o suficiente. Existem muitas mulheres que trabalham como diarista e precisam trabalhar só meio período, porque elas não têm com quem deixar seus filhos. Então o poder público precisa investir em mais escolas de tempo integral, isso é bom para as crianças e jovens que vão ter acesso a mais conteúdo pra estudar, não vão estar na rua como alvos vulneráveis da bandidagem, e os pais podem trabalhar fora com a certeza que seus filhos estão na escola e não por ai sem fazer nada”.
A criação de mais unidades do Colégio Militar também é uma pauta defendida por Cearazin Semisera, que analisa que o ensino nos colégios da Polícia Militar é de excelência e deveria ser expandido não só para mais bairros de Manaus como também para o interior do Amazonas, onde não possui nenhum Colégio Militar.
*Assessoria Cearazin Semisera*
*Jornalismo:* Kamilla Lira e Wellyson Nascimento
*Fotos:* Jåir Costa
Comments 5