O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) anunciou nesta quinta-feira, 24, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que ingressará com uma representação no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) contra o secretário de Estado de Saúde (SES), Anoar Samad, pela falta de pagamento dos salários atrasados de quase 500 profissionais da saúde que atuam na Saúde pública do Estado. Para o parlamentar, a falta de soluções do titular da pasta para resolver a problemática recorrente é um grave risco para a sociedade amazonense.
“Estou hoje representando no MP contra o secretário Anoar por omissão, porque ele está assumindo o risco de matar. Na medida que ele não paga enfermeiros de UTIs que sequer têm dinheiro para ir trabalhar, coloca em risco a vida de pessoas. Ou assume o compromisso de pagar os salários atrasados ou então pede pra sair”, ponderou Wilker.
Na última terça-feira, 22, Wilker revelou na tribuna da Casa Legislativa que quase 500 trabalhadores da saúde estão com salários atrasados, sendo 219 profissionais terceirizados da Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) e 270 enfermeiros intensivistas do Instituto de Enfermeiros Intesivistas do Amazonas (IETI). Eles seguem para o quarto mês sem receber. No caso da Segeam, após a denúncia do parlamentar, o Governo efetuou na quarta-feira (23/11) o pagamento de “apenas” dois meses aos trabalhadores, referentes aos meses de julho/2022 (R$ 1.716.838,80) e setembro/2022 (R$ 1.867.226,48).
“Pagaram dois meses da Segeam, aos profissionais do Programa Melhor em Casa, mas o salário do mês de muitos trabalhadores já é insuficiente, aí o governo paga dois meses aos servidores e deixa dois dentro? Não dá nem para pagar os juros que eles estão devendo”, disparou.
Por fim, Wilker voltou a cobrar que a Comissão de Saúde da Assembleia aprecie o pedido de convocação do secretário Anoar Samad ao Legislativo estadual para prestar esclarecimentos acerca do atraso salarial. “A Comissão de Saúde precisa trabalhar, estou com vários requerimentos lá dentro, estou cobrando publicamente que marque a reunião para chamar o secretário de saúde para prestar esclarecimentos nesta Casa. Não quer fazer presencial, faz de forma virtual, mas não dá para se esconder e não se posicionar”, cobrou o deputado.
Comments 4