Durante a Tribuna Popular desta quarta-feira, 30/11, proposta pelo vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), o mesmo destacou a luta diária famílias de crianças traqueostomizadas e defendeu a iniciativa da Associação “Família TQT”, de pais e mães que lutam para cobrar os direitos garantidos aos seus filhos na sociedade. Com a participação de outros parlamentares do Legislativo municipal, o debate ressaltou a necessidade da discussão sobre o assunto e que o poder público garanta atendimento e a melhor qualidade de vida as crianças.
A Associação reúne pais e mães de filhos traqueostomizados, ou seja, que possuem paralisia cerebral e fazem uso do aparelho de traqueostomia para respirar. O projeto tem como objetivo fazer com que os pais e responsáveis lutem juntos para cobrar os órgãos públicos a garantia de equipamentos, medicamentos e atendimento de saúde as crianças e adolescentes com traqueostomia.
Durante a tribuna, Guedes ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas famílias e cobrou que os órgãos públicos cumpram com o dever de garantir assistência digna as crianças e seus familiares.
“Essas crianças, adolescentes e jovens são 100% dependentes dos pais e da estrutura de saúde para sobreviver e por esse motivo tudo é extremamente difícil para essas famílias. Eles respiram por meio da traqueostomia, sem o aparelho é simplesmente impossível. Os custos de vidas dessas famílias são altíssimos, muitas vezes eles não conseguem os aparelhos, medicamentos ou instrumentos de saúde necessários para os seus filhos. O custo de um aparelho muitas vezes ultrapassa R$ 60 mil reais, é uma verdadeira batalha diária pela vida. Coloco novamente o meu mandato à disposição desta causa e cobrou, mais uma vez que o pode público ofereça dignidade para essas crianças através de políticas públicas”, declarou.
A Tribuna Popular contou ainda com a presença da presidente da Associação da Família TQT, Francimara Oliveira e da fisioterapeuta do Hospital Instituto da Criança (ICAM), Christiane Paiva. Ao final da Tribuna, os vereadores Caio André, Peixoto, Professora Jaqueline, Allan Campelo, Wallace Oliveira, Kennedy Marques e William Alemão se comprometeram a destinar emendas à Associação.
*Texto:* Beatriz Araújo – Assessoria de comunicação do vereador (98273-8271)
*Foto:* Kelvin Dinelli
Comments 5