A entrada do novo ano não foi tão satisfatória para os estagiários da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), uma vez que até o momento não receberam os dois meses de salários atrasados da entidade, o último repasse do Governo para o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foi e 01/11/2022 referente ao salário de outubro de 2022. Para piorar, alguns estagiários denunciam que devido a cobrança do pagamento, houve desligamento.
Na denúncia enviada, é apontado que aproximadamente 40 estudantes que atuavam nas unidades da PC-AM foram desligados dia 15/12 e removidos dos grupos de conversas de aplicativo de celular, após cobrarem um posicionamento sobre o pagamento em atraso, bem como as férias, já que alguns estagiários estavam sem esta concessão desde fevereiro de 2021.
Para um dos estagiários, a situação sem aviso prévio e oficial foi constrangedora. “Fiquei me sentindo insignificante, descartável com tudo isso. Assim que fui removida do grupo (de aplicativo), questionei no privado da gerência o motivo de eu ter sido removida, mas não fui respondida. Não informaram nada sobre o desligamento e continuei indo para delegacia normalmente, e só fiquei sabendo que havia sido desligada uma semana depois. Eu questionei eles, e nada, sem satisfação. Após essa situação, apagaram o grupo do WhatsApp, removeram todos os estagiários, inclusive os que ainda estão contratados. O WhatsApp era a forma da gente se comunicar com eles”, contou uma estagiária que prefere não ser identificada.
No Portal da Transparência, há identificado empenho no dia 20/12/2022, do montante de R$464.137,20, por meio da fonte de recurso FTI, mas não há previsão de pagamento.
Comments 6