A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão responsável pelo artesanato no estado do Amazonas, está presente na 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com início em 5 de julho e encerramento previsto para o dia 16, o evento reúne mais de 5 mil expositores de várias partes do mundo.
Neste ano, oito artesãos representam o Amazonas na maior feira de artesanato da América Latina. Eles têm a oportunidade de expor e vender peças regionais, como cestarias, colares, brincos e outros itens. Em apenas quatro dias de evento, as vendas já ultrapassaram a marca de R$ 225 mil. A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas visitem a feira ao longo dos 15 dias.
Segundo a artesã Rita Prossi, participar da Fenearte é uma oportunidade única para mostrar o trabalho do estado ao Brasil e ao mundo: “Estou muito feliz em participar de uma feira tão grandiosa como essa, já que aqui é o maior salão de artesanato do Brasil. Estamos tendo a chance de apresentar nossa arte a todos que passam pelo nosso estande.”
Paulo Gilson, titular da Setemp, destaca que a presença na Fenearte é uma oportunidade de aumentar a renda dos artesãos e dar visibilidade à cultura amazônica. “Com o apoio do Governo do Amazonas, o artesanato amazonense está novamente presente na Fenearte, e acredito que, assim como nos anos anteriores, será um sucesso. Sabemos o quanto esses profissionais se dedicam e se preparam para esse momento”, afirmou.
A Fenearte 2023 tem como tema “Louceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, uma homenagem à arte histórica feita com barro por povos indígenas.
Comments 11