Na próxima segunda-feira (31/07), serão divulgados os vencedores da Categoria Ouro do 65° Festival Folclórico do Amazonas. A apuração das notas dos jurados acontecerá no auditório Daniel Gentil do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), localizado na avenida Silves, Distrito Industrial (antiga Bola da Suframa). O resultado será apresentado em dois horários: às 10h, dedicado aos grupos folclóricos, e às 14h, aos bois-bumbás de Manaus.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura de Manaus, o festival avaliou durante 13 dias os 64 grupos folclóricos, incluindo Danças (Nordestina, Nacional, Internacional e Regional), Garrote (Tradicional e Regional), Quadrilhas (Tradicional, de Duelo, Alternativa e Cômica), Cirandas, Tribos e Cacetinhos.
Outros doze jurados, no Sambódromo, avaliarão os bois de Manaus em duas modalidades: Master B, que inclui os grupos Clamor de um Povo, Tira Prosa e Brilhante, e Master A, com os bois Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão.
Garantir a lisura do resultado é um processo meticuloso, que inclui a seleção criteriosa dos jurados, o transporte e armazenamento das notas, sob responsabilidade do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas. As notas só serão divulgadas no dia da apuração, na presença de representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, dos grupos folclóricos e dos bois-bumbás.
O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destacou a importância da idoneidade do processo para preservar a tradição folclórica. Ele ressaltou que o festival alcança a sua 65ª edição, sendo o mais antigo do Estado, devido à organização, à equipe técnica envolvida, ao apoio financeiro do Governo do Estado aos grupos folclóricos e ao comprometimento do corpo de jurados técnico-artísticos, além da transparência da Secretaria de Cultura.
Cada modalidade é avaliada com critérios específicos, incluindo ritmo, harmonia, coreografia, destaques, indumentárias, apresentador, entre outros aspectos comuns a todos os grupos.
Sigilo absoluto é garantido durante o processo de avaliação. A Comissão Organizadora da Secretaria de Cultura e Economia Criativa é composta por membros escolhidos dentre professores, mestres e doutores atuantes nas instituições de ensino do estado, faculdades, instituições públicas e organizações não governamentais de cunho cultural. Os jurados são transportados pela Secretaria, mantendo-se em ambiente isolado antes de iniciar as avaliações.
Os formulários com as notas são assinados pelos jurados e pelos membros da comissão organizadora da Secretaria de Cultura, e posteriormente são acomodados (original e cópia) em envelopes lacrados e transportados ao Comando Militar de Manaus.
Comments 8