Os bois-bumbás de Manaus, Corre Campo e Brilhante, brilharam no 65⁰ Festival Folclórico do Amazonas ao conquistarem os títulos das categorias Master A e Master B, respectivamente. O Corre Campo sagrou-se hexacampeão na categoria Master A, enquanto o Brilhante obteve a vitória na Master B, garantindo o direito de competir na categoria Master A no próximo ano.
Na disputa acirrada da categoria Master A, o boi-bumbá Corre Campo conquistou o título com a soma de 319,9 pontos. O boi-bumbá Garanhão alcançou o segundo lugar com 318,5 pontos, seguido pelo Galante, que obteve o terceiro lugar com 316,3 pontos.
Já na categoria Master B, o Brilhante mostrou todo o seu brilho ao alcançar 319,2 pontos e sagrar-se campeão. O boi-bumbá Tira Prosa ficou em segundo lugar com 318,4 pontos, e o terceiro lugar foi conquistado pelo boi Clamor de um Povo, com 307,6 pontos.
A festa dos campeões aconteceu no Sambódromo, onde o Corre Campo, na noite de sábado (29/07), apresentou o tema “Corre Campo, o Boi do Brasil”. Já o Brilhante, campeão da Master B, apresentou o tema “Fé” na sexta-feira (28/07).
O presidente do Corre Campo, Alvacir Siqueira, anunciou que a comemoração se estenderá até o dia 12 de agosto, com uma festa mais organizada na quadra da Reino Unido. Enquanto isso, a presidente do boi-bumbá Brilhante, Rosa Lemos, dedicou a vitória ao seu esposo, Vilson Santos Costa, o “Coca”, que também estava presente na apuração e já presidiu o bumbá.
O 65⁰ Festival Folclórico do Amazonas foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O secretário Marcos Apolo Muniz parabenizou todos os 64 grupos que participaram da disputa, destacando o apoio à cultura popular do estado.
Comments 6