O Itaú Unibanco revisou sua projeção para a taxa Selic em 2023, reduzindo-a para 11,75% ao ano, após o anúncio do Comitê de Política Monetária (Copom) de um corte de meio ponto percentual na taxa básica de juros. A estimativa anterior era de 12,00% ao ano.
Segundo o banco, a divulgação da ata do Copom na próxima terça-feira será levada em consideração para possíveis alterações adicionais e mais profundas no cenário econômico.
O Copom tomou a decisão de corte na Selic com uma rara margem de um voto, onde uma minoria considerável optou por um movimento parcimonioso de 0,25 ponto, mesmo nível esperado pelo Itaú. Esse dissenso incomum ocorreu porque a maioria dos votantes, com formação econômica ortodoxa, preferiu uma abordagem mais otimista.
O relatório do economista-chefe Mario Mesquita, assinado pelo Itaú, ressalta que os argumentos apresentados no comunicado poderiam facilmente justificar um corte de 0,25 ponto, mas a opinião da maioria prevaleceu. O Copom indicou unanimemente que manterá o ritmo de meio ponto percentual nas próximas reuniões, mas não descarta a possibilidade de aceleração no ritmo de corte ao final do ano ou mesmo antes disso.
O Itaú também pondera que dois dos diretores dissidentes, com mandatos expirando em dezembro, podem ser substituídos, o que pode tornar o comitê um pouco mais dovish (favorável a políticas monetárias expansionistas).
Comments 8