Manacapuru, 1º de setembro de 2023 – Os preparativos para o 25º Festival de Cirandas de Manacapuru estão em pleno andamento, e a cidade se prepara para receber os visitantes e moradores que desejam prestigiar os espetáculos das cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, que acontecerão nesta sexta, sábado e domingo (1º, 02 e 03/09). Para garantir a segurança e a mobilidade do público, está em vigor um esquema de interdição parcial e total de ruas no entorno do Parque do Ingá.
Já foram implementados bloqueios parciais em algumas vias, com a supervisão de agentes de trânsito. No entanto, a partir das 18h desta sexta-feira (1º/09), a interdição será total nas principais vias de acesso ao Parque do Ingá, incluindo o Boulevard Pedro Rattes, próximo ao Maranata, bem como as ruas Ceará, Paraná, Adolfo Cavalcante, Feira da Liberdade, Regina Fernandes e Gaspar Fernandes. A rua Rio Grande do Sul funcionará em sentido único, em direção ao Centro, enquanto a Policarpo de Souza terá bloqueio parcial, com orientação de agentes de trânsito.
O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Manacapuru, está sendo organizado pelas Cirandas e demanda um robusto aparato logístico e operacional, devido à expectativa de grande público durante o fim de semana.
José Luís de Souza, diretor de evento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, enfatizou a relevância dos ensaios gerais como termômetro para o festival: “Na segunda-feira, durante o ensaio da Matizada, contabilizamos um público de 1,8 mil pessoas. Na terça, os Guerreiros Mura reuniram 2,7 mil espectadores, e a Ciranda Tradicional alcançou a mesma média. Porém, na sexta-feira, sábado e domingo, além do público local de Manacapuru, esperamos a presença de pessoas de Manaus e de outros municípios próximos.”
[RECOMENDAÇÕES] Em conformidade com as normas adotadas em grandes eventos do estado, é importante destacar que a entrada e a comercialização de objetos perfurocortantes, como facas, canivetes, garfos, espetos, tesouras e outros itens similares, estão proibidas no 25º Festival de Cirandas de Manacapuru, assim como garrafas de vidro e alumínio, que representam risco à segurança do público. Essas medidas atendem à Portaria nº 011/2014-GS/SSP-AM, que também veta a presença de armas de fogo de arremesso, guarda-chuvas com haste metálica, martelos, seringas, extintores, capacetes, fogos de artifício e explosivos.
Outra regulamentação importante diz respeito ao acesso de menores ao Parque do Ingá. Crianças com até sete anos incompletos poderão participar do evento somente no entorno do parque até as 23h30, respeitando o limite estabelecido pelos órgãos de segurança. Já as crianças de 7 a 14 anos incompletos poderão permanecer na arena e nos arredores do parque até a 00h, desde que estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Segundo a Portaria, adolescentes a partir de 14 anos completos também podem permanecer após a 00h na arena e no entorno do parque, desde que acompanhados.
Comments 1