No Amazonas, a saúde dos pacientes ganha destaque à medida que o Programa Nacional de Segurança do Paciente celebra uma década de conquistas. Lançado em 2023 por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o programa tem como missão qualificar os profissionais de saúde no estado para fornecer cuidados de alta qualidade, pautados em protocolos, vigilância, monitoramento e indicadores de segurança do paciente.
Dentro das unidades de saúde do Amazonas, diversos protocolos foram adotados para garantir a segurança do paciente. Isso inclui práticas como a correta higienização das mãos, cirurgias seguras, prevenção de quedas em ambientes hospitalares, proteção contra lesões por pressão, uso seguro de medicamentos e comunicação eficaz entre os profissionais de saúde, além da identificação precisa dos pacientes.
Atualmente, o Amazonas conta com 73 unidades de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), distribuídas em 47 na capital, Manaus, e 26 no interior do estado. Em um esforço de expansão, entre 2022 e 2023, foram criadas mais 26 unidades de NSP no interior, fortalecendo a presença do programa em todo o estado.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente também se dedica a promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diversas áreas de atendimento, envolvendo ativamente os pacientes e suas famílias. Além disso, busca ampliar o acesso da sociedade a informações sobre segurança do paciente e recomenda a inclusão desse tema nos currículos de faculdades e instituições de ensino técnico.
Na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), o programa é implementado pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), em conjunto com a gerência de serviços da vigilância sanitária estadual.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, enfatiza o compromisso da equipe dos Núcleos de Segurança do Paciente ao longo dessa década em fornecer cuidados de alta qualidade aos pacientes e priorizar a excelência no atendimento nas unidades de saúde. Segundo ela, a Segurança do Paciente envolve medidas para prevenir e reduzir incidentes nos serviços de saúde, e a FVS trabalha em parceria com os NSP para fortalecer a notificação e a correção de medidas que garantam a segurança dos pacientes.
Evelyn Campelo, coordenadora do Ceciss da FVS-RCP, complementa que a comissão realiza um monitoramento constante junto aos NSP’s do Amazonas, com reuniões periódicas na FVS-RCP e visitas técnicas às unidades de saúde e municípios. Essas ações incluem o desenvolvimento e acompanhamento de estratégias para aprimorar continuamente os núcleos de segurança do paciente.
Uma das iniciativas notáveis para promover a importância da Segurança do Paciente nas unidades de saúde e disseminar informações entre profissionais de saúde e pacientes é o evento “Segurança do Paciente – Roadshow 2023”. Essa iniciativa itinerante, realizada ao longo do mês de setembro, tem como tema “Unidos para fortalecer a cultura de segurança” e busca compartilhar experiências de sucesso em Segurança do Paciente entre instituições de saúde do estado.
Participam desse evento instituições como a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
À medida que o Programa Nacional de Segurança do Paciente celebra seu décimo aniversário, o compromisso em garantir a segurança e a qualidade do atendimento nos serviços de saúde do Amazonas continua a ser uma prioridade. A cultura de segurança está sendo fortalecida, e os esforços para aprimorar a assistência aos pacientes persistem, sempre visando a melhoria constante da saúde no estado.