Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, o Teatro Amazonas será palco do espetáculo de dança “As Cores da América Latina”, uma produção da Panorando Cia com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com classificação livre e entrada gratuita, o evento promete mesclar danças urbanas e contemporâneas, proporcionando ao público uma viagem pela rica cultura latino-americana, destacando manifestações tradicionais, como a Fiesta de La Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e o folguedo cênico brasileiro Cavalo-Marinho.
A encenação visual utiliza uma paleta de cores vibrantes e inclui seis máscaras do icônico personagem ‘Fofão’, tradicional do Carnaval Maranhense no Brasil, que contribuem para a estética única dos personagens. O diretor do espetáculo, Fábio Moura, adiantou que “o espetáculo explora o multiculturalismo latino-americano, fundindo tradições de diferentes países com elementos da nossa cultura popular”.
Este projeto foi selecionado no Concurso-Prêmio Manaus 2022 Thiago de Mello, voltado para Artistas e Profissionais da Cultura, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Equipe:
- Direção, produção e fotografia: Fábio Moura
- Assistente de direção: Talita Menezes
- Coreografia: Criação coletiva
- Intérpretes-criadores: Ana Carolina Nunes, Benner Siqueira, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes
- Visualidade e pesquisa musical: Fábio Moura e Talita Menezes
- Confecção do figurino: Lú de Menezes
Sobre a Panorando Cia e Produtora: Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora reúne profissionais das artes em Manaus. A partir de 2017, o grupo ampliou suas atividades para a produção de eventos e espetáculos de dança e teatro. Destaque para o Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance. Em 2018, a companhia recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Troféu Jurupari, em reconhecimento pela realização do evento.
Além disso, o grupo produziu os espetáculos “curumins” (2017), “Notas Sobre Ela” (2017), “1960: título interino” (2018), “Jamais Fomos Modernos” (2018/2019) e “Sodade” (2019/2020). A companhia já levou seus espetáculos para diversos estados, incluindo Pará, Pernambuco e Minas Gerais.
Comments 2