Um especialista em medicina geral do Reino Unido, Johannes Uys, da clínica Broadgate General Practice, em Londres, alerta para as alterações na língua como um sintoma das novas variantes da Covid-19. Pacientes podem experimentar sensação de ardência, inchaço e inflamação na língua, além de perda de paladar e dormência, conforme relatado pelo médico ao Daily Express.
Em alguns casos, a condição pode evoluir para a formação de inchaços e úlceras, demandando tratamento específico. O especialista destaca que a variante Pirola apresenta uma probabilidade ligeiramente maior de causar inflamação na boca e na pele, recomendando o uso de ibuprofeno para aliviar os sintomas.
Uys explica que a “língua Covid” pode ser resultado da ligação do vírus aos receptores e sua infiltração nas células. Algumas pessoas podem ser mais suscetíveis devido à presença de uma grande quantidade de receptores ACE na boca. Os dados do estudo Zoe Covid, realizado pelo aplicativo de smartphone da startup Zoe Limited e pelo King’s College de Londres, corroboram as observações do médico, confirmando a língua inflamada como um dos principais sintomas das novas variantes da Covid-19.