O meio-campista colombiano Jhon Arias não estará disponível para o confronto contra o Brasil devido à suspensão por acumulação de cartões amarelos. No entanto, mesmo fora de campo, Arias, que é treinado por Fernando Diniz no Fluminense, poderá contribuir com informações valiosas sobre o estilo de jogo da seleção brasileira. Apesar disso, o técnico da seleção colombiana, Néstor Lorenzo, em coletiva de imprensa, descartou a necessidade de utilizar Arias como “espião”.
“Nós todos acompanhamos ele (Diniz) e conhecemos sua ideia de jogo, mas existem informações que servem para somar ou para levar em consideração quando precisa tirar uma vantagem tática”, afirmou o treinador colombiano, afastando a ideia de espionagem. Em tom descontraído, Lorenzo ressaltou: “Não quero que acusem o Jhon de espionagem.”
Contrariando a posição do treinador, Jhon Arias revelou ter contribuído com algumas dicas à seleção colombiana. “Desde que cheguei, venho colaborando. Conheço de primeira mão o professor Fernando, trabalho com ele no dia a dia. Tenho certa noção do que é, do que pode acontecer, e coloquei tudo isso à disposição da seleção. Toda a informação que considero oportuna, necessária, eu compartilhei. Estamos em condições de fazer uma boa partida e conseguir a vitória”, afirmou o meio-campista.
Ao abordar as expectativas para o confronto com a seleção comandada por Diniz, Arias expressou sua opinião de que talvez o Brasil ainda não esteja totalmente adaptado à filosofia do técnico. “O tempo em uma seleção é mais curto que o tempo que temos com o Fluminense, mas, claramente, a ideia dele é a mesma. O professor Fernando é uma pessoa que gosta de ter o controle da partida, certo domínio com a posse de bola”, destacou o jogador.
Néstor Lorenzo concordou parcialmente, reconhecendo que o Brasil já adquiriu seu próprio estilo sob o comando de Diniz, apesar do tempo limitado de trabalho. “Não tem tanto tempo de trabalho como necessita um treinador, mas já vem dando seu próprio estilo que o tornou campeão da América. O Brasil é uma equipe muito complicada de enfrentar, mas consideramos que a Colômbia também tem seus méritos”, comentou o treinador colombiano.
O confronto entre Colômbia e Brasil está marcado para o Estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, às 21 horas desta quinta-feira, pela sexta rodada das Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo.