O chefe do Executivo Federal Luiz Inácio Lula da Silva partiu para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28). Durante a viagem, Lula também planeja visitar a Arábia Saudita, o Catar e a Alemanha, buscando discutir assuntos de interesse nacional e promover investimentos para o Brasil.
Lula, que estará acompanhado por diversos ministros, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), além da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e outros convidados, destacou a importância da viagem nas redes sociais. Ele enfatizou a busca por abertura de mercados, atração de investimentos, especialmente em energia renovável, e a necessidade de recolocar o Brasil no cenário internacional.
A COP 28, que ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro, terá como foco fazer um balanço da implementação do Acordo de Paris, estabelecido na COP 21 em 2015. O Brasil deve reforçar seu compromisso de limitar o aumento da temperatura global e buscar recursos para reparação e transição justa para os países em desenvolvimento.
Após a COP 28, Lula seguirá para Riade, na Arábia Saudita, onde se encontrará com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. No Catar, abordará questões bilaterais e o conflito entre Israel e o Hamas. A Alemanha será a última parada, com a assinatura esperada de acordos em diversas áreas, fortalecendo a relação entre os países.
A viagem internacional marca o retorno de Lula às atividades após uma cirurgia no quadril, realizada dois meses antes. Após as reuniões, Lula receberá os chefes de Estado do Mercosul no Rio de Janeiro, em 7 de dezembro.