O Dia Nacional da Gratidão, celebrado em 6 de janeiro, destaca a importância desse estado de espírito que vai além do simples reconhecimento das coisas boas que acontecem em nossas vidas. Gabi Frantz, especialista em meditação com mais de 30 cursos na área, ressalta que cultivar a gratidão abre portas para uma série de benefícios em todas as áreas da vida.
Frantz destaca que a intencionalidade no ato de agradecer nos conecta com aspectos positivos, permitindo que enfrentemos adversidades com uma perspectiva mais positiva. Ao abandonar o ciclo vicioso da reclamação e praticar a gratidão, ocorre uma transformação na percepção da realidade, aumentando a autoestima e promovendo a ligação a vibrações mais elevadas.
A especialista cita a Escala de Hawkins, que avalia as vibrações energéticas do paciente, para exemplificar os impactos da gratidão no organismo. Segundo ela, a gratidão estimula regiões cerebrais vinculadas à felicidade, resultando em uma sensação de bem-estar e expansão da consciência.
Frantz destaca a importância de agradecer não apenas à vida, a Deus e às pessoas ao redor, mas também a si mesmo, reconhecendo e valorizando o próprio ser. No início do ano, a prática da gratidão ganha relevância para construir bases sólidas para um ano novo cheio de realizações e crescimento pessoal.
A especialista sugere algumas práticas para cultivar a gratidão em 2024, como reservar alguns minutos diários para listar pelo menos três coisas pelas quais se é grato, refletir sobre experiências positivas, expressar gratidão às pessoas significativas e encarar desafios como oportunidades de crescimento.
Gabi Frantz conclui, destacando que a gratidão pode ser utilizada na virada de ano para compreender e agradecer pelo que foi superado, permitindo a libertação do eu do passado e dando espaço para a construção do eu desejado, com todo o potencial, força e luz.