A Microsoft anunciou na última sexta-feira que foi alvo de um ataque hacker patrocinado pela Rússia, no qual informações de sua equipe de liderança sênior e outros funcionários foram comprometidas. O grupo responsável pelo ataque foi identificado como Midnight Blizzard.
Na semana passada, a gigante da tecnologia detectou a extração de informações de uma pequena porcentagem de contas de e-mail de funcionários. Uma análise preliminar revelou que essas contas incluíam membros da equipe de liderança sênior, além de funcionários das equipes jurídicas e de segurança cibernética.
A Microsoft agiu rapidamente, removendo o acesso dos invasores às contas de e-mail em 13 de janeiro. Atualmente, a empresa está avaliando o impacto total do incidente e colaborando com as autoridades em uma investigação mais aprofundada. Embora não tenha sido determinado se o incidente afetará a situação financeira da empresa, a Microsoft assegura que, até o momento, não houve impacto material em suas operações.
É importante destacar que a intrusão não resultou de vulnerabilidades nos produtos ou serviços da Microsoft, e não há evidências de que os invasores tenham acessado ambientes de clientes, sistemas de produção, código-fonte ou sistemas de IA.