Para garantir a última vaga nas semifinais do Campeonato Carioca, o Vasco enfrentará a Portuguesa neste domingo, às 18h10, em São Januário, Rio de Janeiro, pela 11.ª e última rodada da primeira fase, que decide a Taça Guanabara. O Vasco, atualmente no G-4 com 19 pontos, depende apenas de suas forças para juntar-se a Flamengo, Fluminense e Nova Iguaçu nas semifinais. O Botafogo, concorrente direto, está em quinto lugar com 17 pontos. O confronto direto entre as equipes será decisivo para as aspirações do Vasco, que precisa da vitória para assegurar sua posição.
O Botafogo entrará em campo antes, às 16h, contra o Fluminense. Em caso de vitória botafoguense, o Vasco precisará conquistar os três pontos. Em caso de empate do Vasco, ambos os times ficarão com 20 pontos, mas o Botafogo terá uma vitória a mais (6 a 5). A equipe vascaína conta com o retorno do meia Dimitri Payet, recuperado de um quadro gripal. No entanto, o volante Zé Gabriel estará ausente devido à suspensão.
O artilheiro Vegetti, com contrato renovado, está em boa forma, marcando quatro gols nos últimos três jogos, incluindo a Copa do Brasil. Com 14 gols, ele entra no ‘Top 10’ dos maiores goleadores estrangeiros na história do clube.
Por outro lado, a Portuguesa, já sem chances de avançar para as semifinais, cumpre tabela na última rodada. O técnico João Carlos Ângelo foi demitido após a última derrota para o Nova Iguaçu. Carlos Tozzi assume interinamente, e a equipe conta com desfalques importantes, como Romarinho suspenso e os jogadores Michel, Nenê Bonilha e Wandinho lesionados.
A provável escalação do Vasco inclui Léo Jardim, João Victor, Medel, Léo, Paulo Henrique, Juan Sforza, Galdames, Lucas Piton, Payet, Vegetti e Rossi, comandados pelo técnico Ramón Díaz. Já a Portuguesa deve entrar em campo com Dida, Ronaldo, Diego Guerra, Pedro Botelho, Joazi, Anderson Rosa, Wellington Cézar, Leandrinho, Cesinha, Patrick Carvalho e Miguel, sob o comando de Carlos Tozzi.
O árbitro da partida será Philip George Bennett, e o jogo acontecerá às 18h10, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).