O município de Tefé, a 575 quilômetros de Manaus, vai representar o Médio Solimões no III Festival Amazonas de Turismo, que acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na capital. Conhecida como Terra da Castanha, Tefé levará ao evento seus principais atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, em uma ação estratégica de fortalecimento da atividade turística na região.
Com uma programação que inclui oficinas, palestras, apresentações culturais e rodada de negócios, o festival é considerado um dos principais encontros do setor no estado. Tefé chega ao evento com o objetivo de divulgar seu potencial como destino turístico de base comunitária e natureza, destacando a conexão com a floresta, as tradições indígenas e os saberes populares.
Localizado às margens do Lago Tefé, o município é considerado um importante portal de acesso à Floresta Amazônica e reúne experiências únicas ligadas à biodiversidade, à história local e à hospitalidade de seu povo.
A presença de Tefé no festival será uma oportunidade para o público conhecer mais sobre a cultura, a culinária e os encantos naturais da cidade.
Para o secretário municipal de Turismo, Alexandre Nascimento, o evento é uma vitrine importante para promover a cidade. “Tefé tem um potencial turístico enorme, que vai além das belezas naturais. Temos um povo acolhedor, uma cultura viva e uma história rica que merece ser conhecida. Participar do festival é uma forma de colocar Tefé no mapa do turismo do Amazonas e atrair investimentos para a região”, destaca.
O III Festival Amazonas de Turismo é gratuito e aberto ao público. A expectativa é atrair visitantes, empreendedores e profissionais da área, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.