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Ponte sobre o Rio Curuçá na BR-319 deve ser concluída em setembro, anuncia Eduardo Braga durante vistoria às obras

Segundo senador, 75% dela está pronta. Fim do inverno amazônico deve ajudar a acelerar os trabalhos

Redação Portal Do Castelo por Redação Portal Do Castelo
18/05/2025
em Política
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Ponte sobre o Rio Curuçá na BR-319 deve ser concluída em setembro, anuncia Eduardo Braga durante vistoria às obras

Uma comitiva liderada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) vistoriou neste domingo (18/05) as obras de construção da ponte sobre o Rio Curuçá, um dos importantes acessos fluviais sobre a rodovia BR-319 para quem parte de Manaus rumo a Porto Velho (RO) após atravessar a margem direita do Rio Amazonas. A nova estrutura vai substituir a antiga, que desabou em 2022.

Além do senador estavam o deputado federal licenciado Saullo Vianna; os prefeitos de Apuí, Marcos Maciel; e do Careiro, Mara Alves de Careiro; o superintendente do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Orlando Fanaia; e também ex-prefeitos, representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e representantes do setor produtivo do Amazonas.

Os trabalhos de engenharia acontecem de domingo a domingo, desde o final do ano passado. Já foram colocadas as vigas de longarina da superestrutura da ponte, cada uma pesando 17 toneladas. O material foi produzido em Manaus.

O fim do inverno amazônico e início do verão devem ajudar a acelerar os trabalhos.

“Nós estamos com 75% da obra pronta e os 25% que faltam, até o mês de setembro, estarão prontos, passando o batom na boneca para poder inaugurar”, disse o senador Eduardo Braga.

*Fase atual*

Na fase atual, 35 funcionários da capital e do Careiro da Várzea trabalham na montagem. Na próxima semana, quando inicia a superestrutura do outro lado, a equipe será reforçada com a chegada de novos trabalhadores.

“A fase mais desafiadora já passou, que eram as fundações. Após as vigas metálicas, vem a laje, o tabuleiro da ponte. Na semana que vem devemos estar colocando a pré-laje aqui e fazendo o lançamento de lá para cá das outras vigas metálicas. Depois vem laje, sinalização, guarda-corpo e entrega do empreendimento. Esta fase é mais rápida porque as vigas estão todas montadas”, explicou o superintende do DNIT, Orlando Fanaia.

*Fase final*

Após superar as fases de realização de testes de capacidade e de integridade das estacas, substituição da empresa e o fim do período de intensas chuvas, a obra deve ganhar ritmo acelerado.

Quando estiver pronta, a ponte terá 150 metros de extensão, capacidade para suportar carretas que transportam até 45 toneladas e prazo de vida útil com manutenção de 50 anos.

*Autaz Mirim e Igapó-Açu*

A atuação do senador Eduardo Braga junto ao Ministério dos Trasporte e com o DNIT tem sido fundamental para encontrar solução às pontes sobre a BR-319.

“Na outra ponte, do Autaz Mirim, que o Orlando aqui falou em entregar no final do ano, eu estou pressionando para entregar em outubro, para que a gente, até o início de novembro, possa estar com as duas pontes prontas. Daqui a duas semanas, iremos visitar esta outra obra”, disse o senador Eduardo Braga.

O deputado federal licenciado Saullo Vianna enfatizou a importância da conclusão das pontes para a região e relembrou a causa do desabamento.

“A gente sabe que os motivos que levaram a esse acidente foi a falta de manutenção por muito tempo tanto da ponte quanto da pavimentação. É importante ver o andamento da obra para dar satisfação à população de que agora está avançando. A ponte sobre o Igapó-Açu é outra conquista super importante porque é o único trecho que ainda tem travessia de balsa. E com toda certeza, senador, tendo a entrega do Igapó-Açú e chegando o asfalto é uma conquista importante. A gente precisa que o senador Eduardo Braga encabece essa luta também para que a gente possa ter a BR-319 asfaltada, trafegável o ano todo porque o povo amazonense tem direito a estrada”, afirmou o parlamentar.

*Pavimentação na BR-319*

Além das pontes, foi anunciada na vistoria a pavimentação de um trecho de 52 quilômetros da BR-319.

A obra irá iniciar a partir do Km 198 em diante, atendendo diversas localidades ao longo da estrada e o fluxo intenso de veículos neste trecho da rodovia.

*Balsas provisórias*

Como solução imediata para garantir o fluxo naquele trecho fluvial da BR-319 pelo Rio Curuçá, o DNIT também já fez acesso com pedras dos dois lados do trecho e instalou uma balsa fixa no meio, que vem auxiliando na travessia. A ponte improvisada acabou com as imensas filas que chegam a quilômetros de carros de passeio e de carretas. A espera de várias horas para efetivar a travessia colocava em risco a validade de diversos produtos, em especial os altamente perecíveis.

*Alívio para economia*

A manutenção da BR-319 assegura a logística para o Amazonas. Por causa da forte seca dos rios de 2024, transportadoras inflacionaram preços das viagens fluviais entre a capital e outros portos. Empresas criaram a “taxa da pouca água” ou “taxa da seca” e o transporte de um único contêiner chegou a custar R$ 32 mil, quase o dobro do ano anterior. Houve sério risco de desabastecimento e também de alta no valor dos produtos no Amazonas e em Roraima.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, reforça o alívio comercial com o avanço das obras.

“Quando a estiagem aconteceu não saía mais nada de Porto Velho-Manaus se não fosse pela BR-319. Os preços de balsa de Belém-Manaus subiram muito. Os navios não conseguiam chegar até Manaus, tinham de ir até Itacoatiara e depois colocar numa balsa. Pela BR-319, vinha direto. Agora, na cheia, 70% dos produtos perecíveis que vem do Sul, como frango, batata, cebola e iogurtes, vem pela BR-319″, disse Ralph Assayag.

O presidente da CDLM acredita que as soluções para a BR-319 tendem a impactar na diminuição dos custos operacionais no varejo. “Quando ela tiver totalmente pavimentada, e principalmente, com as duas pontes oferecendo logística segura, os preços devem cair mais, beneficiando Manaus e Roraima, já que a carga que vem de outras regiões do país, abastecem tanto o Amazonas quanto o estado vizinho”.

A prefeita do Careiro, Mara Alves, município que teve a economia impactada por perdas financeiras com a queda das pontes agradeceu o empenho do senador Eduardo Braga. “Hoje, nós estamos felizes por levar essas boas novas aos moradores da BR-319. Nós queremos agradecer ao senador Eduardo Braga por tirar esse domingo para dar essas boas notícias à população que depende dessa via”, disse.




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