O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) destinou R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para reforçar a atuação da Polícia Federal no Amazonas. O recurso já integra a Lei Orçamentária Anual e coloca Amom entre os três deputados que mais destinaram emendas à PF no Brasil.
A verba será utilizada para construir uma delegacia federal em Humaitá, município a 697 km de Manaus e 846 km de Tabatinga, o único com delegacia da PF no interior do estado. A ideia é descentralizar o efetivo de Manaus e reforçar a segurança no interior, combatendo o crescimento do tráfico de drogas e do garimpo ilegal na região.
“O Amazonas é o maior estado do Brasil em território, e ter apenas uma delegacia da Polícia Federal é inadmissível. Precisamos mudar isso! Hoje, é necessário deslocar uma equipe de Manaus por via aérea para chegar até lá, mas quem está desassistido não pode esperar todo esse tempo”, explicou Amom.
A presença da PF em mais áreas do interior é crucial para mitigar os crimes nas fronteiras, que impactam também a vida da população manauara, como a questão do tráfico de drogas. Além disso, permite uma fiscalização mais eficaz contra crimes graves em municípios afastados da capital, como a exploração sexual de crianças denunciada em São Gabriel da Cachoeira.