O candidato à reeleição de deputado estadual no Amazonas pela federação PSDB-Cidadania, Wilker Barreto, afirmou que quer continuar lutando pela melhoria da qualidade de vida aos portadores da Esclerose Múltipla (EM) no Amazonas, caso conquiste seu segundo mandato na Casa do Povo. O parlamentar, que já tem a bandeira como causa, tem como proposta garantir recursos no orçamento do Governo para melhorias no tratamento da doença e o maior acesso aos medicamentos na rede pública estadual, facilitando o acesso aos portadores da doença no Estado.
Barreto destacou algumas vitórias importantes conquistadas no Parlamento estadual em prol da classe, como a Lei nº 5.052/2019, que instituiu a data 30 de Agosto como o Dia de Apoio ao Portador da Esclerose Múltipla. A propositura do parlamentar visa dar visibilidade à doença e expor os desafios enfrentados pelas pessoas acometidas pela doença no Estado.
Outra iniciativa do parlamentar foi conceder, em duas oportunidades, uma Cessão de Tempo para a representante da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla do Amazonas (Apeam), Rosa Maria Marques. Na primeira, em 11 de agosto de 2021, Rosa revelou na tribuna do Legislativo estadual que o acesso a medicamentos e ao tratamento adequado na rede estadual de saúde são as principais dificuldades encontradas pelos portadores da doença. Alguns remédios como Teriflunomida e Fumarato de Dimetila, mesmo aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil, não constam na lista do SUS, sendo a aquisição possível somente de forma judicial e com custos que podem chegar a R$ 36 mil a cada doze meses.
*Compromisso*
No dia 26 de agosto deste ano, na segunda Cessão de Tempo concedida pelo Wilker, a representante da Apeam cobrou ajuda do Legislativo estadual na destinação de R$ 5 milhões para a compra dos medicamentos. Graças ao apoio de Barreto, os deputados estaduais firmaram compromisso em destinar emendas parlamentares individuais para atender as necessidades dos portadores da doença.
Diante de tal responsabilidade, Wilker pede a confiança da classe para continuar lutando em prol da melhoria da qualidade de vida e que pode mudar a rotina dos mais de 200 portadores da EM no Amazonas.
“A luta pela melhoria do tratamento da Esclerose Múltipla no Amazonas também é minha. Nós assumimos alguns compromissos importantes na Assembleia Legislativa e quero reafirmar que estarei para cobrar este desafio, vocês terão este deputado como um parceiro para que possamos juntos enfrentar e melhorar a condição de 200 pessoas no Amazonas”, afirmou Wilker.
*Sobre a EM*
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que as células de defesa do corpo atacam o próprio sistema nervoso como se ele não pertencesse ao organismo, causando lesões no cérebro e na medula.
Para diagnosticar a Esclerose Múltipla, o exame mais confiável é a ressonância magnética de imagem (RMI), que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais.
Os principais sintomas da EM são a perda de força de um ou mais membros, dormências nos pés, mãos (distúrbios de sensibilidade) e mudanças no cerebelo como vertigem (tontura) que pode estar associada a náusea, vômitos, tremores, alterações na fala, dificuldade para caminhar e desequilíbrio.