Dia dos professores foi marcado por homenagem a docentes e alunos
Manaus – No dia dos professores os participantes do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), fizeram um manifesto na manhã desta quinta-feira (15), no calçadão da Praia da Ponta Negra, para homenagear professores que perderam a vida na batalha contra a Covid-19.
Cruzes foram pregadas para simbolizar os docentes da rede pública estadual, além de alunos que não resistiram ao vírus. De acordo com o professor Lambert Melo, um dos coordenadores da asprom sindical, o manifesto é uma maneira de lembrar os cerca de 30 professores que morream desde março.
“Esse ano de 2020, está sendo o pior dia do professor de todos os tempos. Com a pandemia da Covid-19, nós vimos o grau de irresponsabilidade do Governo atingiu um nível tamanho que proporcionou que tivéssemos mais de 30 que morreram pela Covid”, explicou.
Para a professora Elma Sampaio, presidente da Asprom, as vidas não podem ser tratadas como estatísticas e por isso pede ao governador Wilson Lima, para que repense sobre os riscos da volta às aulas na rede pública do Estado, mas principalmente em Manaus.
“Não buscamos discursos falaciosos de parabéns. Mas buscamos com quê as autoridades públicas respeitar verdadeiramente os professores. Estamos em uma greve pela vida e queríamos pedir para o Wilson Lima, a suspender as aulas presenciais e voltem às aulas remotas, principalmente para Manaus, que teve um grande aumento de casos”, finalizou.