O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) partiu nesta quinta-feira (7) com destino à Argentina, onde estará presente na cerimônia de posse de Javier Milei como Presidente do país vizinho.
Um vídeo registrou o momento em que Bolsonaro adentra uma aeronave, sendo recebido com aplausos e gritos de “mito”. Alguns presentes entoaram até mesmo o coro “volta, Bolsonaro”. Acompanham o ex-presidente nessa viagem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além de aliados como o ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, e o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que liderou o Ministério da Cidadania em seu governo.
Apesar da comitiva numerosa, fontes próximas afirmam que o encontro de Bolsonaro com Milei em território argentino será um “petit comité”, ou seja, restrito a poucas pessoas. A previsão é que essa reunião ocorra na manhã de sexta-feira (8).
Conforme reportado pela coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Bolsonaro recebeu convites oficiais para a cerimônia de posse na segunda-feira (4), mantendo o convite feito diretamente por Milei logo após sua eleição.
Antes do embarque, os advogados do ex-presidente enviaram uma petição ao ministro do STF Alexandre de Moraes, informando sobre a viagem e destacando que, para visitar a Argentina, Bolsonaro dispensa o uso do passaporte, podendo utilizar apenas a carteira de identidade (RG) brasileira.
“A ausência se dará em razão de viagem a Buenos Aires, onde participará da cerimônia de posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, a convite do próprio presidente eleito”, afirma a petição assinada pelos advogados Paulo Bueno, Daniel Bettamio Tesser, Fabio Wajngarten, Saulo Segall, Thais de Vasconcelos Guimarães, Clayton Soares e Bianca Lima.