O Botafogo está prestes a enfrentar mais um confronto decisivo na Copa Sul-Americana, deixando temporariamente o Brasileirão de lado. Nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), o time carioca recebe o Patronato, da Argentina, pelo jogo de volta dos playoffs, que definirá quem avançará para as oitavas de final da competição.
Com uma campanha invicta na Sul-Americana, o Botafogo venceu duas partidas e empatou quatro na fase de grupos, garantindo a segunda colocação no Grupo A. Agora, enfrenta o Patronato, que ficou em terceiro lugar na fase de grupos da Copa Libertadores.
No confronto de ida, realizado na Argentina, o Botafogo conquistou uma importante vantagem ao vencer por 2 a 0, com gols de Janderson e Carlos Alberto. Com isso, o time brasileiro pode perder por até um gol de diferença. Caso sofra uma derrota por dois gols, independentemente do placar, a decisão será decidida nos pênaltis.
Além de buscar a classificação para as oitavas de final, o Botafogo almeja manter o bom momento na temporada. A equipe venceu os últimos quatro jogos e sua última derrota foi em 3 de junho, quando perdeu por 1 a 0 para o Athletico Paranaense em Curitiba.
Jogando em casa, o Botafogo ostenta um desempenho impressionante, não sendo derrotado desde 8 de março, quando perdeu por 1 a 0 para a Portuguesa-RJ pelo Campeonato Carioca. No Brasileirão, a equipe lidera a tabela com 39 pontos, seguida pelo Flamengo, com 27, e o Grêmio, com 26, este último com um jogo a menos.
Apesar da vantagem obtida no jogo de ida, o técnico Bruno Lage poderá poupar alguns titulares. Uma das possíveis novidades é a presença do goleiro Gatito Fernández, que se recuperou de uma lesão no ombro que o afastou dos gramados desde novembro de 2022. Porém, Lucas Perri tem sido o titular na posição. O volante Marlon Freitas é desfalque certo devido a uma suspensão de dois jogos por cartão vermelho, sendo que um já foi cumprido.
O Patronato, que atualmente disputa a segunda divisão argentina, enfrentou o Gimnasia Mendoza na última sexta-feira e venceu por 1 a 0. Com 24 pontos, a equipe está fora do G-8. O técnico Rodolfo de Paoli terá todos os jogadores à disposição para buscar a recuperação.
Comments 2