A chegada das marcas chinesas BYD e GWM ao mercado brasileiro está trazendo uma transformação significativa para a indústria automobilística do país. Com a oferta de carros elétricos e híbridos a preços mais acessíveis, essas montadoras estão impulsionando a popularização dos veículos eletrificados e ensinando as fabricantes nacionais a aderirem a essa tendência.
Até então, carros elétricos e híbridos eram vistos como algo distante da realidade da maioria dos brasileiros, principalmente devido aos altos preços praticados por modelos importados de outras marcas. Entretanto, a recente oferta de automóveis chineses como o compacto 100% elétrico BYD Dolphin, com preço abaixo de R$ 150 mil, e o SUV híbrido GWM Haval H6, por R$ 214 mil iniciais, tem mudado esse cenário.
A competitividade financeira dos modelos chineses está impactando os preços anteriormente praticados para carros equivalentes de marcas tradicionais e também das outras montadoras chinesas instaladas no Brasil, como JAC Motors e Caoa Chery.
Além disso, BYD, GWM e Caoa Chery anunciaram planos para a fabricação local de carros elétricos e híbridos, apontando para um futuro próximo com uma nova geração de veículos “populares” e mais acessíveis para os brasileiros, não se limitando apenas às marcas chinesas.
A Stellantis, por exemplo, revelou recentemente três novos sistemas de propulsão híbrida, com planos para nacionalizar todos os componentes de seus carros eletrificados até 2030. Outras montadoras, como a Volkswagen, também preparam o lançamento de automóveis híbridos flex no país.
Segundo especialistas, as montadoras chinesas têm se destacado na produção de veículos eletrificados, graças ao foco em volume e desenvolvimento de uma cadeia local de fornecedores. Essa estratégia tem possibilitado a redução de custos e, consequentemente, a oferta de carros elétricos a preços cada vez mais acessíveis.
A chegada das marcas chinesas BYD e GWM ao Brasil também está impulsionando a formação de uma cadeia local de fabricantes de autopeças para carros eletrificados. Esse ambiente competitivo beneficia os consumidores, que terão mais opções de veículos e preços mais competitivos.
De acordo com Ricardo Bacellar, consultor automotivo, as fabricantes de autopeças que atenderão às fábricas de BYD, GWM e Caoa Chery vão criar um ambiente propício para outras montadoras produzirem localmente carros elétricos e híbridos. Quanto mais fornecedores, menor o custo de produção e maior o poder de barganha, o que beneficia os consumidores brasileiros.
Dessa forma, a entrada das marcas chinesas BYD e GWM no mercado brasileiro está revolucionando a indústria automobilística, incentivando a produção local de carros elétricos e híbridos e prometendo um futuro com uma ampla oferta de veículos eletrificados a preços mais acessíveis para os brasileiros.
Comments 1