Pela primeira vez na história, a Nature, uma das principais publicações científicas do mundo, incluiu um representante não humano em sua prestigiada lista anual de personalidades na ciência. O ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, foi reconhecido por seu impacto na transformação da maneira como os pesquisadores conduzem e compartilham estudos.
A inclusão do ChatGPT na lista não é uma premiação ou classificação, mas uma forma de destacar histórias e indivíduos que desempenharam papéis significativos na ciência ao longo do ano. Os editores da Nature afirmam que a presença do ChatGPT na lista reflete a profunda influência da inteligência artificial generativa no desenvolvimento e progresso da ciência.
Além do ChatGPT, a ministra brasileira Marina Silva, responsável pelo Meio Ambiente e Mudança do Clima, também foi reconhecida em virtude de suas ações políticas que contribuíram significativamente para a redução do desmatamento na Amazônia. A gestão de Silva retomou políticas rigorosas de combate ao desmatamento, reverberando positivamente no cenário ambiental.
A Nature destaca outras personalidades de destaque na ciência em 2023, incluindo Annie Kritcher, física da US National Ignition Facility, e Eleni Myrivili, primeira oficial-chefe global de calor das Nações Unidas.
A lista completa das 10 personalidades em destaque na ciência em 2023 inclui também Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, e diversos outros profissionais de diversas áreas científicas.