O Campeonato Brasileiro pode enfrentar uma possível paralisação durante a realização da Copa América, programada para ocorrer nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho. Luís Carlos Azevedo, gerente de futebol do Flamengo, revelou que um ofício assinado por clubes como Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco foi enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Durante uma coletiva de imprensa após a vitória do Flamengo sobre o Bangu, pela Taça Guanabara, em Aracaju, Sergipe, Azevedo afirmou: “Este tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Rodolfo Landim), pelo vice-presidente (Rodrigo Dunshee) e o (Bruno) Spindel (diretor executivo de futebol). Existe, sim, uma conversa para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham prejuízo a menos.”
A Copa América, integrante do calendário da Fifa, impõe a obrigação de liberação de jogadores pelos clubes, resultando em possíveis desfalques nas equipes durante as rodadas do Brasileirão previstas para o mesmo período. Importante ressaltar que vários jogadores de seleções sul-americanas fazem parte de equipes brasileiras.
A proposta dos clubes sugere uma inversão das partidas do Brasileirão com as oitavas e quartas de finais da Copa do Brasil, deixando as finais desta última competição para serem disputadas apenas em 11 e 15 de dezembro, no término do calendário nacional.