Faltando aproximadamente um ano e quatro meses para as eleições municipais de 2024, nos bastidores da política amazonense já começam a surgir os nomes fortes para a disputa do pleito no ano que vem. Em Anamã, município distante 162 quilômetros de Manaus, Gelciane Ferreira Gomes, a Ana do Jandeco (Podemos), tem ganhado a confiança da população anamaense e pode figurar como forte pré-candidata para concorrer à prefeitura da cidade.
Ana do Jandeco é vista no cenário político local como uma concorrente de grande potencial para disputar o cargo que, atualmente, é ocupado por Chico do Belo (PSC). Aos 38 anos de idade e natural de Manacapuru, a conselheira tutelar é considerada como umas das principais adversárias do Chefe do Poder Executivo municipal, que provavelmente lançará um candidato de situação.
Prova disso, foi justamente a disputa de ambos pelo cargo da Prefeitura na eleição passada, em 2020, quando Ana foi escolhida para representar o grupo de oposição e se lançou como candidata pelo partido Podemos. Mesmo sendo oposição e enfrentando muitas dificuldades, como a falta de apoio financeiro e perseguição política, a conselheira protagonizou um embate acirrado com Chico do Belo, conquistando 2.758 votos (41,83%) dos eleitores de Anamã, contra 3.782 (57,36%) do atual prefeito eleito.
Apesar da derrota nas urnas, a primeira campanha eleitoral de Ana rendeu bons frutos, como o aumento de sua popularidade no município e a confiança de um terço do eleitorado da cidade, se consolidando como uma das opções mais promissoras da política anamaense.
Tais conquistas, também, marcam os primeiros passos de Ana do Jandeco na vida pública, iniciada em 2019 quando lançou sua candidatura à conselheira tutelar de Anamã. Na ocasião, obteve 1.153 votos, sendo a mais votada entre os 12 candidatos que disputavam cinco vagas e, de quebra, ainda foi eleita presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Anamã, onde permanece no cargo até hoje, graças aos serviços prestados em prol do município.