Após o prazo das convenções partidárias se encerrar nessa quarta-feira (16), a disputa pela Prefeitura de Manaus que começou com 22 pré-candidatos, agora conta com 11 candidatos oficializados. Confira abaixo os candidatos.
Apesar disso, apenas o vereador Chico Preto (DC) já solicitou registro de sua candidatura no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais candidatos têm até o dia 26 de setembro, às 19h (horário de Brasília), para realizarem a solicitação no TSE.
Alfredo Nascimento (PL)
O Partido Liberal (PL) oficializou nessa quarta-feira (16), Alfredo Nascimento como candidato à prefeitura de Manaus pela sigla. O anúncio aconteceu no Hotel Blue Tree, localizado no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital.
Na convenção foi anunciado também a aliança com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com a ex-deputada federal Conceição Sampaio no cargo de vice. O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) também esteve presente na cerimônia e enfatizou o seu apoio à candidatura de Alfredo.
“Eu analisei todos os candidatos e percebi que Alfredo é o mais preparado para continuar todo o trabalho que fez Manaus ser uma cidade melhor nos últimos oito anos”, disse argumentou Arthur.
Amazonino Mendes (Podemos)
O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) oficializou sua candidatura na tarde desta quarta-feira (16) em evento fechado à imprensa na sede do partido, localizada na Rua dos Banibas, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.
Para concorrer ao lado de Amazonino, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) foi escolhido para vice-prefeito. Além disso, o senador Eduardo Braga, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), também esteve presente na cerimônia anunciando total apoio à candidatura. Rivais em eleições passadas, Braga e Amazonino estão juntos nas eleições municipais deste ano.
Outro sigla que confirmou apoio à Amazonino e Wilker, foi o Partido Social Liberal (PSL), que tem como representantes o deputado estadual Delegado Péricles Nascimento, e o deputado federal Delegado Pablo Oliva. Sigla partidária da qual faz parte Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República Jair Bolsonaro.
Capitão Alberto Neto (Republicanos)
Mesmo com os atropelos de um temporal derrubar a estrutura da convenção e do telão pegar fogo na hora do evento à candidatura a prefeito, pelo partido Republicano, do deputado federal Capitão Alberto Neto, na noite de terça-feira (15). Na solenidade foi anunciada também a aliança com o Partido da Mobilização Nacional (PMN) indicando para o cargo de vice, o empresário Orsine Júnior.
O presidente do Republicanos no Amazonas, deputado federal Silas Câmara declarou estar feliz com a aliança firmada. Além do PMN, o Partido Trabalhista Brasileiro também está na coligação.
Chico Preto (DC)
O vereador Chico Preto do Democracia Cristã (DC) foi o primeiro a oficializar sua candidatura a prefeito de Manaus. A candidatura foi anunciada durante convenção partidária realizada no dia 1º de setembro.
Para disputar ao lado de Chico Preto, o DC indicou o coronel Augusto Cezar. Ou seja, uma chapa “puro sangue”, tendo prefeito e vice do mesmo partido.
Alfredo Menezes (Patriotas)
Outra sigla que optou pela chapa “puro sangue” -, candidatos a prefeito e vice do mesmo partido foi o Patriotas. A convenção realizada na manhã de quarta-feira (16) anunciou o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes para prefeito, e o delegado Rafael Costa e Silva para vice.
Com o slogan “Manaus acima de tudo, Deus acima de todos”, o presidente estadual do Patriotas, deputado Felipe Souza, afirmou que o partido decidiu lançar uma chapa “puro sangue” para que a candidatura não fique atrelada à “velha política manauara”.
David Almeida (Avante)
O ex-governador David Almeida (Avante) oficializou no dia 10 de setembro sua candidatura à Prefeitura de Manaus. Para a escolha do vice, o partido firmou aliança com o Democratas (DEM) indicando o atual vice-prefeito Marcos Rotta.
David Almeida também recebeu apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PRTB). Com isso, a chapa de David Almeida é a coligação com maior número de alianças formada pelo Avante, Democratas, PTC, PV, PMB, PROS e PRTB.
Essa é a primeira vez que Almeida disputa para o cargo de prefeito de Manaus. David Almeida já comandou interinamente o Governo do Amazonas após a cassação do mandato de José Melo em 2018.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) oficializou no dia 12 de setembro a candidatura de Gilberto Vasconcelos e Maria Auxiliadora Oliveira de Castro, para prefeito e vice-prefeito respectivamente. A candidatura foi lançada durante convenção partidária que aconteceu de forma virtual, pela plataforma Zoom.
Gilberto é professor da rede municipal e tem 53 anos. Foi candidato a vice-governador em 2014, quando Hebert Viana, também do PSTU, disputou uma vaga para o governo. Também disputou uma vaga para vereador, em 2016. Atualmente, preside o diretório estadual do partido.
José Ricardo (PT)
Com a coligação partidária “Manaus pela vida, Manaus pelos pobres”, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o deputado federal José Ricardo para concorrer nas eleições municipais deste ano como candidato a prefeito de Manaus. Ao lado do deputado, a socióloga Marklize Siqueira do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) irá concorrer no cargo de vice. A solenidade aconteceu no auditório localizado na rua Ferreira Pena, Centro de Manaus.
Além do PSOL, a coligação da esquerda é composta também pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e pela Rede Sustentabilidade (REDE).
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, esteve presente de forma virtual e destacou que a candidatura de José Ricardo é prioridade nacional da sigla.
“Estamos muito felizes em anunciar o deputado federal José Ricardo como candidato a prefeito de Manaus. Quero destacar também que a candidatura do companheiro Zé Ricardo é prioridade nacional do PT. Outro ponto importante que eu gostaria de frisar é a união da bancada coletiva de esquerda com o PCB e a REDE”, disse a presidente do PT.
Marcelo Amil (PCdoB)
No dia 6 de setembro, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou a candidatura de Marcelo Amil à Prefeitura de Manaus. A candidatura foi lançada durante convenção partidária semi-presencial na sede do partido, localizada na rua Luiz Antony, Centro da capital. Como vice, o PCdoB escolheu a professora Dora Brasil, formando assim uma chapa “puro sangue”.
Essa é primeira vez que Amil disputa uma vaga para prefeito de Manaus. Entretanto, já disputou em eleições anteriores para os cargos de senador, deputado federal e também como pré-candidato a governador do Amazonas.
Ricardo Nicolau (PSD)
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou na noite desta quarta-feira (16), a candidatura do deputado estadual Ricardo Nicolau, para disputar a vaga de prefeito de Manaus nestas eleições. Para o cargo de vice, o PSD firmou aliança com o Partido Progressista (PP), que indicou o médico urologista Dr. George Lins.
Chama a atenção o forte arco de aliança que apoia a candidatura de Ricardo Nicolau. Além do PSD, os partidos que compõem a chapa são: PP dos deputados Belarmino e Atíla Lins; Solidarieade, deputado federal Bosco Saraiva; PSB, do deputado estadual Serafim Corrêa; e PDT, de Hissa Abrahão. Estes partidos formam a coligação “Pra Voltar a Acreditar”.
Romero Reis (Novo)
No dia 12 de setembro, o engenheiro Romero Reis foi oficializado como candidato a prefeitura de Manaus pelo partido Novo. Ao lado de Romero, a sigla partidária escolheu o contador e empresário Eduardo Costa. Esta é a primeira vez que ambos disputarão a vaga na chefia do Poder Executivo Municipal.
Romero Reis é engenheiro militar e major de reserva do Exército Brasileiro. Antes de anunciar sua candidatura a prefeito, Romero presidia o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus). Além disso, Romero é socio-administrador da construtora RD Engenharia.
Comments 7