Um crescimento significativo no uso de bicicletas elétricas nos Estados Unidos tem sido acompanhado por um aumento preocupante no número de incêndios atribuídos a baterias de íon-lítio desses veículos. Recentemente, um incidente na cidade de Nova York resultou em quatro mortes após uma loja de bicicletas motorizadas com baterias de íon-lítio pegar fogo, gerando uma nuvem de fumaça fatal que afetou os apartamentos acima do estabelecimento.
Diante da crescente presença de bicicletas elétricas, aumentou também a frequência de incêndios e mortes associados às baterias que as alimentam, levando à necessidade de uma campanha para regular a fabricação, venda, reciclagem, carregamento e armazenamento dessas baterias.
Defensores dos direitos dos consumidores e bombeiros, especialmente em Nova York, estão pressionando a Comissão de Segurança de Produtos aos Consumidores dos EUA para estabelecer padrões de segurança obrigatórios e impedir a importação de bicicletas elétricas que não atendam a esses padrões. Essa medida visa evitar que bicicletas mal fabricadas e inseguras circulem pelas ruas e coloquem em risco as casas e vidas dos cidadãos.
Durante um fórum realizado em Bethesda, Maryland, o presidente da comissão, Alexander D. Hoehn-Saric, destacou a urgência do momento e o apoio aos padrões obrigatórios para baterias e sistemas elétricos em dispositivos de micromobilidade, que incluem patinetes, bicicletas e hoverboards movidos a bateria.
As baterias de íon-lítio das bicicletas elétricas têm se mostrado especialmente perigosas, pois, em caso de falha, elas não queimam, mas explodem. O número de incidentes de incêndio tem aumentado rapidamente, e outras cidades nos EUA também estão enfrentando problemas semelhantes. Somente em Nova York, que tem a maior quantidade de bicicletas elétricas circulando no país, já foram registrados 100 incêndios relacionados às baterias neste ano, resultando em 13 mortes.
A Comissão de Segurança de Produtos aos Consumidores recebeu relatos de mais de 200 incêndios relacionados a baterias de íon-lítio em 39 estados americanos nos últimos dois anos, incluindo 19 mortes atribuídas aos dispositivos de micromobilidade.
Diante dessa situação alarmante, os legisladores do Partido Democrata na bancada parlamentar de Nova York, incluindo os senadores Chuck Schumer e Kirsten Gillibrand, bem como o deputado Ritchie Torres, estão pressionando o Congresso para fortalecer a autoridade da comissão a fim de criar rapidamente padrões obrigatórios que reduzam os incêndios causados por falhas nas baterias de íon-lítio.
Enquanto a regulamentação mais rígida e os padrões de segurança têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de incêndios em dispositivos como celulares e laptops, ainda falta uma abordagem semelhante para as baterias de bicicletas elétricas. Uma característica ausente na maioria dessas baterias é a capacidade de se desligar automaticamente para evitar superaquecimentos e explosões.
Para combater esse problema, a prefeitura de Nova York aprovou um conjunto abrangente de leis que proíbem a venda ou aluguel de bicicletas elétricas que não tenham certificação de conformidade com padrões de segurança estabelecidos por laboratórios independentes de teste. As novas regras também proíbem a venda de baterias recondicionadas feitas com células de íon-lítio retiradas de unidades usadas.
Embora regulamentações mais rigorosas possam ajudar, as autoridades alertam que ainda existem desafios, como rastrear a origem das baterias fabricadas no exterior, muitas delas compradas online ou em revendedores paralelos. Ainda assim, espera-se que a conscientização e a implementação de padrões de segurança possam reduzir significativamente o risco de incêndios e aumentar a segurança dos usuários de bicicletas elétricas.
Comments 2