Originado no Brasil, o primeiro golpe no mundo que permite desviar pagamentos por aproximação está mirando principalmente lojas de shopping e postos de gasolina. A informação foi revelada durante um evento da Kaspersky no último dia 21.
Para burlar o protocolo de segurança utilizado no pagamento por aproximação, os criminosos bloqueiam a comunicação da maquininha e exibem uma mensagem manipulada com falhas de acentuação e digitação: “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO.”
O golpe leva o comprador a recorrer à forma tradicional de pagamento, inserindo o cartão e digitando a senha. Nesse momento, o vírus cria uma conexão falsa, enviando as informações diretamente para os criminosos e realizando uma compra fantasma. Um sinal do golpe são pagamentos duplicados na fatura.
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ainda não se pronunciou sobre o assunto. A Kaspersky destaca que a gangue de cibercriminosos chamada Prilex é responsável por esse esquema, que está em prática desde novembro do ano passado.
A Kaspersky revelou que o golpe afeta apenas maquininhas com fio, uma vez que a invasão ocorre no computador, onde há mais vulnerabilidades. O golpe começa com a visita de um cibercriminoso ao estabelecimento, que verifica a presença de antivírus de baixa qualidade e outras vulnerabilidades no computador.
O Prilex é conhecido por buscar destaque no exterior com fraudes bancárias, atuando desde 2014. O golpe, até então inédito, pode ser exportado para outros países em breve, segundo a Kaspersky.