O Google iniciará, a partir desta sexta-feira (1º de dezembro de 2023), a exclusão de contas inativas na plataforma que não foram utilizadas nos últimos 2 anos. A empresa anunciou essa medida em maio deste ano, quando atualizou sua política de contas, citando preocupações de segurança relacionadas às contas sem atividade.
A empresa alertou que contas inativas há muito tempo podem se tornar alvo de roubo, spam e outras atividades criminosas na internet, devido à maior probabilidade de comprometimento, especialmente pela falta de verificações de segurança, senhas antigas e ausência de autenticação de dois fatores.
É importante ressaltar que contas escolares, empresariais e de organizações não serão afetadas por essa exclusão.
A exclusão abrangerá apenas contas pessoais que não foram usadas nos últimos 2 anos, resultando na perda de todos os e-mails e arquivos armazenados no Google Drive, Docs, Meet e outros aplicativos do pacote. Já as contas criadas por organizações, escolas ou empresas não serão impactadas por essa medida.
Para evitar a exclusão de suas contas, o Google recomenda que os usuários acessem suas contas pelo menos uma vez a cada 2 anos. Além disso, atividades como usar a conta do Google no YouTube, fazer o download de aplicativos, compartilhar fotos ou utilizar o Google Drive são maneiras de manter o perfil ativo.
Como alternativa, a empresa oferece o Google Takeout, uma ferramenta gratuita que permite exportar dados para um arquivo de download com maior segurança, incluindo a opção de escolher o que acontecerá com a conta e os dados caso se torne inativa.