O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (07/04), completamente reformado e revitalizado, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Edson Melo, no bairro Zumbi, zona leste de Manaus. Além da reforma, que faz parte da reorganização da rede de assistência em pediatria, prevista no programa Saúde Amazonas, a unidade terá a capacidade ampliada em 261%, saindo de 620 atendimentos/mês, antes da reforma, para 2.240.
“Nós estamos em um trabalho de reformulação de toda a nossa rede de saúde. Nós temos 11 centros especializados e este é o sétimo que estamos entregando. A nossa preocupação não é só ampliar a estrutura física, é ampliar o serviço, colocar mais possibilidades para essas mães que procuram essas unidades”, afirmou o governador Wilson Lima.
O Caic Edson Melo é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) especializada no atendimento infanto-juvenil, para a faixa etária de zero a 13 anos, 11 meses e 29 dias. Este é o sétimo espaço reformado e entregue pelo governador Wilson Lima, reinaugurado com um corpo técnico de 43 profissionais e com a estrutura totalmente revitalizada, com equipamentos e mobiliário novos.
As reformas alcançarão os 11 Caics, sendo que parte das unidades foram reorganizadas para atender novas especialidades pelo Caic+ Especialidades, ampliando a quantidade de serviços em média complexidade. Além disso, três unidades funcionarão na modalidade Caic TEA a partir do segundo semestre, reunindo serviços para crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A unidade da zona leste vai oferecer os seguintes serviços: consultas pediátricas, em enfermagem e de serviço social, acompanhamento psicológico, atendimento odontológico, sala de vacinação e dispensação de medicamentos. A assistência farmacêutica mantém o perfil de farmácia básica, em suplementação aos serviços da atenção primária, com 24 itens padronizados. O agendamento é presencial.
Os serviços oferecidos seguem o novo perfil de atendimento proposto pelo Governo do Amazonas, com experiência digital iniciada na recepção, através de totens para emissão de senhas e chamada inteligente, passando pelos consultórios, através do prontuário médico eletrônico, até a dispensação de medicamentos.
A dona de casa Nádia Serrão, de 39 anos, é moradora do bairro Armando Mendes, zona leste. Mãe de três filhos, as crianças farão acompanhamento médico na nova unidade, facilitando o acesso de famílias da localidade.
“Teve uma melhora muito grande, com novos médicos, atendimentos à criança, dentista, psicólogo, pediatria e tudo isso vem nos beneficiar. Aqui praticamente é a nossa casa, porque a gente se sente acolhido. Eu estou muito feliz, o governador olhou pra nossa população, para as mãezinhas que realmente precisam desse atendimento”, reforçou a dona de casa.
A reinauguração do Caic contou com a presença do vereador Marco Castilho; da secretária de Saúde, Nayara Maksoud; do titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima; do defensor público-geral Rafael Barbosa; e o 2º defensor público-geral e coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da DPE, Arlindo Gonçalves.
*Obras*
As obras abrangeram toda a unidade, incluindo área interna e externa, com pintura geral do prédio, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de intervenções nas salas dos consultórios médicos, banheiros, setores administrativos, recepção e área de espera. O investimento total foi de R$ 1,6 milhão.
As obras são resultado da colaboração entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), além da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que está responsável pelas reformas dos Caics.
*Revitalização de Caics*
Na gestão do governador Wilson Lima todos os 11 CAICs estão sendo revitalizados. O governador já entregou os Caics Dr. Afrânio Soares, no Parque 10, zona centro-sul; Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte; Ana Maria Braga, no São José, zona leste; Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul; Dr. Alberto Carreira, na Compensa, zona oeste, e Alexandre Montoril, em Petrópolis, zona sul.
Os Caics José Carlos Mestrinho, José Contente, Gilson Moreira e Moura Tapajós seguem com obras em andamento, sem interrupção nos atendimentos. Durante as reformas, os serviços estão sendo prestados em outros equipamentos públicos.
*Caic TEA*
Em fevereiro deste ano, como parte das ações de reformulação da rede de assistência, o governador Wilson Lima anunciou a criação do Caic TEA, atendimento multidisciplinar voltado para crianças com TEA. A primeira unidade nesse formato deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.
A proposta é executar o atendimento em três unidades, e o primeiro será no Caic José Contente, na zona leste. O segundo centro a atender na modalidade será o Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está em fase de conclusão e vai passar por adaptação. O terceiro será o Caic+ Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços. A previsão é que os Caics atendam no segundo semestre.
As unidades irão realizar acompanhamento em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, auxiliando no desenvolvimento das crianças com TEA.
Fotos: Diego Peres e Mauro Neto/Secom