Depois de uma pausa de dez dias devido à Data Fifa, o Grêmio volta a campo nesta quarta-feira em busca da reabilitação e da vice-liderança no Campeonato Brasileiro. O time gaúcho enfrenta o Athletico-PR na Arena Grêmio, em Porto Alegre, às 19h, pela 27ª rodada, após não vencer seus dois últimos jogos.
A disputa pela segunda posição na tabela está acirrada. O Grêmio ocupa a terceira colocação com 44 pontos, mesma pontuação de Palmeiras e Flamengo. O Red Bull Bragantino, que vem de uma sequência de seis jogos sem derrotas, é o vice-líder com 46 pontos, enquanto o Botafogo lidera com folga, somando 55 pontos.
A última derrota do Grêmio foi especialmente dolorosa, já que aconteceu contra o seu arquirrival Internacional, com um placar de 3 a 2. O episódio teve a saída apressada do técnico Renato Gaúcho, que precisou pegar um voo para o Rio de Janeiro e não concedeu a entrevista pós-jogo, causando um mal-estar com a direção do clube. No entanto, os ânimos se acalmaram após uma “boa conversa” nos dias subsequentes.
Para o confronto contra o Athletico-PR, o técnico do Grêmio precisará fazer ajustes na equipe devido às ausências de Villasanti, convocado pela seleção do Paraguai, e Carballo, que está com dores no púbis. Isso levará a uma mudança na formação tática, com a volta dos três zagueiros, incluindo Bruno Alves ao lado de Pedro Geromel e Kannemann. Pepê atuará como o único volante, enquanto Nathan, Cristaldo e Everton Galdino formarão uma linha de três no meio-campo. Os laterais João Pedro e Reinaldo atuarão de forma mais avançada, como alas, e Luis Suárez será a principal esperança de gols.
Por outro lado, o Athletico-PR, que ocupa a oitava posição com 41 pontos, também busca a reabilitação após dois jogos sem vencer. Na última partida antes da pausa para a Data Fifa, o time empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino em Curitiba.
No entanto, o Athletico-PR tem uma dúvida em relação ao atacante Canobbio, que deve jogar pela seleção do Uruguai contra o Brasil na noite anterior. Dependendo do tempo de jogo do jogador, o time brasileiro avaliará a logística para o seu retorno. Caso ele não esteja em condições de atuar, o técnico Wesley Carvalho considerará uma formação mais defensiva, com o zagueiro Kaíque Rocha como titular. Além disso, o lateral-esquerdo Esquivel e o meia Zapelli, que voltaram da seleção argentina, devem ser titulares, assim como o zagueiro Thiago Heleno, que cumpriu suspensão na rodada anterior.