O Barco Hospital São João XXIII inicia, na quarta-feira (09/04), a 7ª expedição de saúde, partindo de Manaus para a comunidade de Novo Remanso, zona rural de Itacoatiara (a 210 quilômetros da capital). A ação é realizada em parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis, e levará, até o dia 14 de abril, diversos serviços de saúde, incluindo consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem.
A expectativa da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) é que sejam realizados mais de 4 mil atendimentos em dez especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, oftalmologia, radiologia, infectologia, cardiologia, dermatologia, anestesiologia e cirurgia geral.
Também serão ofertados exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, dispensação de medicamentos, vacinação e atendimento odontológico.
A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, destacou que a ação amplia o acesso aos serviços de saúde. “Levar atendimento de saúde às regiões mais distantes do nosso estado é um compromisso do Governo do Amazonas. Com essa iniciativa, conseguimos ampliar o acesso da população a serviços essenciais, garantindo cuidado, eficiência e acolhimento a quem mais precisa”, afirmou a secretária Nayara Maksoud.
Os atendimentos iniciam às 7h, e os interessados devem comparecer à unidade fluvial portando documentos pessoais: Carteira de Identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a primeira expedição, o Barco Hospital já realizou mais de 23 mil atendimentos, incluindo procedimentos cirúrgicos, entre eles dois partos cesarianos, sendo um deles um feito inédito para a unidade fluvial.
Estrutura moderna


Com três andares e estrutura hospitalar completa, o Barco Hospital São João XXIII é equipado com tecnologia de ponta para garantir atendimento de qualidade à população ribeirinha. O barco conta com três centros cirúrgicos, quatro salas para recuperação pós-anestésica e 10 leitos de internação. A estrutura também inclui salas para exames de imagem, posto de enfermaria e farmácia.
Além disso, a unidade fluvial conta com um espaço para duas ambulanchas, que quando necessário, oferecem suporte nas expedições e realizam encaminhamentos de urgência para serviços de alta complexidade.