Shinzo Abe renunciou por problemas de saúde
O parlamento do Japão nomeou, nesta quarta-feira (16), Yoshihide Suga como o novo primeiro-ministro, substituindo Shinzo Abe, que decidiu renunciar por motivos de saúde após quase oito anos no poder.
Suga, de 71 anos, que era o chefe de gabinete de Abe e porta-voz do antigo premiê, recebeu 314 dos 462 votos expressos em uma sessão extraordinária da Câmara Baixa da Dieta, convocada para ratificar a eleição com base na proposta do partido governante.
Uma vez eleito nesta instância, o mais importante do Parlamento japonês, a votação foi passada para a Câmara Alta, com menos funções que a anterior, e onde Suga obteve 142 dos 243 votos expressos.
As demais votações foram para candidatos propostos por outros partidos sem qualquer hipótese de vitória.
O Partido Liberal Democrático (PLD) elegeu Suga como novo líder daquele grupo político na última segunda-feira (14), a fim de completar o mandato de Abe, até setembro do próximo ano.
No dia 28 de agosto, Shinzo Abe anunciou sua decisão de renunciar devido a complicações relacionadas à colite ulcerativa crônica que sofre desde a juventude e que pioraram nos últimos meses.
Ele foi primeiro-ministro por pouco mais de um ano entre 2006 e 2007 e também a partir de 2012, o que o torna o premiê mais antigo na história recente do Japão.
*Com informações da agência EFE