João Kennedy de Lima Marques tem 58 anos, natural de Manaus/Am é arquiteto por formação. Trabalhou 23 anos no ramo da navegação, viajando principalmente pelo rio madeira, transportando cargas e passageiros. Implantou o “projeto regatão”, que consisstia em levar produtos de consumo (alimentos) a preço de mercado da capital, quebrando a exploração que antes acontecia ao homem do interior.
Sua embarcação ”Eclipse”, foi a primeira construída em aço na região do madeira e a primeira embarcação informatizada no Estado. Foi presidente do Sindicato dos Armadores do Estado do Amazonas por 2 mandatos. Fundou a Associação dos Armadores do Estado do Amazonas, para lutar a favor da classe no transporte de passageiros.
Em 2007, Kennedy encerra suas atividades na navegação e foi aí que começou a sua ligação mais forte com os animais, quando inaugurou um mercadinho e ali começou a aparecer alguns animais que viviam nas ruas e Kennedy, passou os alimentar. A partir de então, viu a real necessidade de lutar por seres tão indefesos.
O seu amor pelos animais fez com que fundasse a Ong Anjos de Rua, instituição que virou referência na cidade de Manaus, no que diz respeito ao controle populacional de animais através da castração.
Kennedy trabalha incansavelmente pelos animais,e esse foi o seu principal objetivo ao concorrer um cargo no legislativo municipal, para poder criar projetos de lei que possam assegurar os direitos que estes seres tanto precisam e em 2020 foi eleito vereador pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) com 6.956 votos.
Além de atuar como parlamentar , kennedy Marques realiza um trabalho de devolver a mobilidade de animais que ficaram com sequela de acidentes ou de doenças e consequentemente ficarm sem andar. Ele confecciona cadeira de rodas, dando assim, chance desses animais poderem voltar a ter uma vida normal .
Atividade importante também são as caronas solidárias, criada com o objetivo de ajudar aquelas pessoas que não tem condições de arcar com transporte para levar seu pet para consultas veterinárias, castrações e tratamentos. Em quase 2 anos e meio de mandato, foram aproximadamente 1.770 caronas solidárias.
Alguns dos projetos que viraram leis de autoria do Vereador
Lei Nº 525 de 12 de Dezembro de 2022 – Proíbe que pessoas que cometem maus-tratos a animais domésticos possam obter novamente a sua guarda.
Lei Nº 2.893 de 31 de Maio de 2022- Altera os artigos 3.°, 4.°, 5.°, 6.°, 7.°, 8.°, 9.°, 10,11,18,21,27,29, 30,31 e 32 da Lei n. 2.052, de 26 de outubro de 2025, que dispõe sobre a criação e a venda no varejo de cães e gatos por estabelecimentos comerciais no município de Manaus, bem como as doações em eventos desses animais e dá outras providências.
Lei N° 2.963 de 7 de Outubro de 2022 – Institui a Semana da Proteção e Bem-estar Animal no município de Manaus.
Lei N° 2.880 de 03 de Maio de 2022 – Institui o Banco de Dados Municipal de Animais Esterilizados no município de Manaus e dá outras providências.
Lei N° 2.974 de 28 de novembro de 2022 – Institui o Programa de Orientação Sobre Tutela Animal Responsável nas escolas da rede municipal de ensino de Manaus.
Lei Nº 3.079 de 23 de junho de 2023 – DISPÕE sobre a criação de serviço telefônico para o encaminhamento de denúncias de maus-tratos a animais na estrutura da Prefeitura da cidade de Manaus, denominado Disque Proteção Animal.
Lei Nº 3.086 de 03 de julho de 2023 – TORNA obrigatória a prestação de socorro, pelo atropelador, aos animais atropelados no âmbito do município de Manaus e dá outras providências.