Considerado um dos grandes ícones do radiojornalismo, José Paulo de Andrade faleceu, na madrugada desta sexta-feira (17, por complicações da Covid-19. Aos 78 anos, ele estava internado há dez dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Sua história com o rádio começou em 1960 como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo. Três anos depois, ele entrou para a Rádio Bandeirantes como narrador esportivo e, desde 1973, apresentava o programa ‘O Pulo do Gato’. Nas redes sociais, a rádio lamentou a perda de um de seus maiores profissionais.
José Paulo de Andrade era casado e tinha dois filhos. Várias personalidades lamentaram a perda do jornalista, dentre elas o atual ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro.
”Registro meus sentimentos pelo falecimento do grande repórter da Rede Bandeirantes, José Paulo de Andrade. Eu era um ouvinte assíduo de seus programas e admirador de suas análises. Meu abraço a todos seus familiares e seus colegas.”
O governador de São Paulo, João Doria, também expressou seus sentimentos aos familiares, amigos e ouvintes do radialista: ” Recebo com profundo pesar a notícia da morte de José Paulo de Andrade. Ele abrilhantou a história do rádio e do jornalismo. O país perdeu um brasileiro apaixonado e o jornalismo uma de suas principais vozes. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ouvintes que o acompanhavam.”
O jornalista também participou de debates políticos na televisão e foi âncora de telejornais como Titulares da Notícia, Jornal de São Paulo, Rede Cidade, Band Cidade e Entrevista Coletiva. Ainda na TV Bandeirantes, interpretou Don Diego/Zorro em As Aventuras do Zorro, em 1969.
O Grupo Bandeirantes lamentou a morte do apresentador. “Com uma voz firme, amplo conhecimento político-econômico, são-paulino fanático e um dos maiores formadores de opinião do Brasil, José Paulo tinha um coração gigante e um caráter ímpar. Com 57 anos de Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade deixará um legado indiscutível, um vazio enorme e muitas saudades”, disse, em nota.
Veja também:
Comments 3