No último final de semana, o Teatro Amazonas foi palco das duas últimas noites do Amazonas Green Jazz Festival 2023. O evento, que homenageou as vozes femininas do jazz, trouxe apresentações memoráveis para o público amante da música. No sábado (29/07), as estrelas foram os renomados pianistas brasileiros Amilton Godoy e Eliane Elias, seguidos pelo cativante grupo norte-americano Momentum Octet, formado por talentosas artistas mulheres. Já no domingo (30/07), o encerramento do festival foi marcado pelo lançamento do CD “Randy Brecker Live in Amazonas”, do consagrado trompetista norte-americano, vencedor de 10 prêmios Grammy.
A noite de sábado começou às 20h com Amilton Godoy, ex-líder do lendário Zimbo Trio, que conquistou reconhecimento internacional ao longo de sua carreira artística, iniciada nos anos 60. Acompanhada por ele, a talentosa Eliane Elias encantou o público com sua voz incomparável ao interpretar a bossa-nova, acumulando ao longo do tempo 28 álbuns lançados, mais de 2 milhões de discos vendidos e dois prêmios Grammy.
Em seguida, às 21h30, o grupo Momentum Octet, liderado pela pianista, compositora e professora Ellen Rowe, da University of Michigan, proporcionou uma apresentação inspiradora. O coletivo nasceu da obra “Portraits of Women in Motion” e representa uma fonte de inspiração para as novas gerações de artistas.
No domingo, a última noite do festival teve início às 19h com o tão esperado lançamento do CD “Randy Brecker Live in Amazonas”. O consagrado trompetista norte-americano, com mais de 50 anos de carreira no cenário jazzístico, já foi indicado 12 vezes ao Grammy, vencendo em 10 oportunidades. Acompanhado pela talentosa Amazonas Jazz Band, o show contou ainda com a participação especial dos saxofonistas brasileiros Felipe Salles e Rodrigo Ursaia.
Logo após a apresentação de Brecker, às 20h30, foi a vez de Eliane Elias e seu quarteto encerrarem o festival com chave de ouro, proporcionando um espetáculo emocionante.
O regente da Amazonas Jazz Band e diretor artístico do Festival, Rui Carvalho, expressou sua honra com a homenagem prestada ao grupo no CD “Randy Brecker Live in Amazonas”, relembrando a participação especial de Brecker na edição anterior do festival, em 2022.
O Amazonas Green Jazz Festival 2023, intitulado “Ella’s”, contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. O evento apresentou uma programação diversificada entre os dias 21 e 30 de julho, com palestras gratuitas, exposições na Casa do Jazz, Jazz no Flutuante, circuito “Aqui tem Jazz” e outras atividades.
Comments 1