Conforme a pasta, apenas 1.279 profissionais, de um total de mais de 23 mil, foram infectados pelo vírus., porém, o vereador afirma que os números não correspondem a amostragem
Manaus – O vereador Marcelo Serafim se pronunciou, neste sábado (2), sobre os números divulgados pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), a respeito de profissionais da saúde do Estado infectados pelo novo coronavírus. Para ele, os números não estão corretos.
Conforme a pasta, apenas 1.279 (5,5%) profissionais, de um total de mais de 23 mil, foram infectados pelo vírus. Porém, de acordo com o vereador, toda pesquisa se baseia em um tamanho de amostra, o que significa que os 5,5%, ditos pela Susam, só poderiam ser levados em consideração, se o Estado tivesse testado 100% dos profissionais, o que ele diz que não ocorreu.
“A análise correta que a Susam não fez, por desconhecimento ou má fé, é que dos 2.452 profissionais testados na Escola de Enfermagem e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), 743 testaram positivos, ou seja, 30,3% dessa amostra”, ressalta.
“É bem verdade que essas pessoas apresentaram sintomas, mas temos uma enorme quantidade de profissionais que mesmo com sintomas não conseguem fazer seus exames na rede de saúde, o que nos deixa claro termos um quadro muito pior”, esclarece
Outro problema levantado por Marcelo Serafim, é sobre a sensibilidade do teste rápido. “Todos nós sabemos que esses testes possuem uma janela imunológica considerável e que boa parte das pessoas só positivam a partir do décimo dia de sintomas e muitos só a partir de 15 dias. Ou seja, estamos diante de uma quantidade considerável de falso-negativos que se forem repetidos com um intervalo de sete dias vão positivar”, finaliza ele.
Curta a página do Portal dos Fatos e fique por dentro das principais notícias.
Matéria relacionada:
Comments 2