A Dra. Katharine Grawe, uma médica norte-americana conhecida como Dra. Roxy nas redes sociais, teve sua licença para exercer a medicina em Ohio, nos Estados Unidos, revogada. A razão para isso foi sua transmissão de cirurgias que ela realizava em seu perfil no TikTok.
Katharine Grawe é uma cirurgiã plástica e foi acusada de negligência por transmitir ao vivo partes dos procedimentos cirúrgicos em seus pacientes. Segundo informações da agência CBS Austin, a médica ignorou a segurança dos pacientes ao mostrar as cirurgias nas redes sociais e até interagir com os espectadores enquanto as cirurgias estavam em andamento, de acordo com o Conselho de Medicina de Ohio.
Pelo menos três pacientes enfrentaram complicações graves após serem operados pela Dra. Roxy. Durante um dos procedimentos que foram parcialmente transmitidos no TikTok, uma paciente, que não teve sua identidade revelada, teve o intestino perfurado. Como resultado, ela desenvolveu uma infecção bacteriana no abdômen e sofreu danos cerebrais.
Antes de ter sua licença médica cassada, Katharine Grawe já havia sido alertada sobre seu comportamento antiético no ambiente de trabalho. Em 2018, ela recebeu uma advertência por violações éticas relacionadas à privacidade dos pacientes. Em novembro de 2022, Grawe recebeu outra notificação do Conselho local, levando à suspensão permanente de sua autorização para exercer a medicina na última quarta-feira, dia 12.
Katharine Grawe defendeu suas ações, afirmando que tinha a intenção de “educar e ensinar” seus seguidores. Ela prometeu “nunca mais transmitir cirurgias ao vivo”. No entanto, o Conselho decidiu punir a médica, rejeitando sua justificativa. A procuradora Melinda Ryan Snyder afirmou que não vê fins educativos nas transmissões. Ela declarou: “O uso das redes sociais pela Dra. Grawe afetou o atendimento prestado aos pacientes. Isso é um fato. Não há razão para filmar várias cirurgias para fins educacionais”.
Comments 4