A gigante suíça Nestlé anunciou oficialmente a compra da renomada marca brasileira de chocolates, Kopenhagen, na quinta-feira (7). A Kopenhagen, que possui quase um século de tradição, agora faz parte do portfólio da Nestlé em uma transação avaliada em cerca de R$ 4 bilhões, incluindo passivos financeiros. Isso fortalece ainda mais a presença da Nestlé no mercado de chocolates premium no Brasil.
A estratégia da Nestlé é manter a Kopenhagen como uma unidade autônoma, preservando tanto sua produção quanto sua estratégia de negócios. O presidente da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior, assegurou que os produtos icônicos da Kopenhagen, como Nhá Benta e Língua de Gato, permanecerão disponíveis apenas nas lojas da marca, tanto no atacado quanto no varejo. Ele enfatizou que a Kopenhagen possui um modelo de negócios sólido, e não há planos de alterar seus fundamentos.
A Nestlé adquiriu todas as ações da Kopenhagen do fundo de private equity americano Advent, que ingressou no Grupo CRM, empresa-mãe da Kopenhagen, em 2020. Anteriormente, o Advent havia adquirido a participação do fundador e então controlador da empresa, Celso Ricardo de Moraes, por um valor não divulgado na época.
Além da Kopenhagen, o Grupo CRM é proprietário da rede Brasil Cacau, conhecida por sua acessibilidade, e da rede de cafeterias Kop Koffee. Juntas, essas três marcas, que operam principalmente no modelo de franquias, contam com mais de 1.100 lojas e alcançaram um faturamento de R$ 1,75 bilhão no ano passado.
Comments 10