A partir do próximo dia 11, todos os estados brasileiros devem começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento inova ao eliminar o número do Registro Geral (RG), adotando apenas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificação única e válida em todo o país.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, 18 estados já estão emitindo a nova carteira, sendo eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo.
Principais características da nova Carteira de Identidade Nacional:
- Formatos físico e digital: O novo documento está disponível em versões física e digital, oferecendo maior praticidade aos cidadãos.
- QR Code de segurança: A presença de um QR Code possibilita a verificação da autenticidade da identidade, além de informar se o documento foi extraviado ou furtado.
- Documento de viagem: A nova carteira também pode ser utilizada como documento de viagem nos países do Mercosul.
- Gratuidade na primeira via: A emissão da primeira via do documento é gratuita. A renovação não é obrigatória, e a substituição poderá ser feita gradual e gratuitamente até 2032.
Até o momento, já foram emitidas mais de 2,8 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional desde o início da adesão em julho de 2022, iniciando pelo Rio Grande do Sul.